Como fazer sushi e outras comidas japonesas em casa

Publicada em: 01/07/2020 16:42

A popularização dos restaurantes japoneses no Brasil nos últimos anos é algo sem precedentes. Não só a culinária, mas a cultura nipônica como um todo ganha cada vez mais adeptos pelo país afora.

Pegando essa onda, o CyberCook decidiu te ajudar a ter mais dessa experiência aí na sua casa, te ensinando formas de como fazer sushi e outras iguarias tradicionais da cultura japonesa com suas próprias mãos.

Boa leitura e bons preparos.

Confira nossas dicas e receitas

Sushi

Na verdade, é bom enfatizar que sushi é o nome de um tipo de prato japonês, que basicamente consiste em arroz, uma folha de alga, algum recheio de peixe e num tamanho ideal para ser consumido em uma bocada só.

Por exemplo, essa receita que trouxemos aqui é para você preparar um sushi do tipo Uramaki Califórnia, que é aquele onde o arroz com gergelim vai por fora, e a alga é enrolada no recheio por dentro.

É muito gostosa e prática de fazer, experimente aí na sua casa.

Sushi

Tempurá

O tempurá é um prato super inclusivo, já que na maioria dos preparos leva apenas caldo de peixe, então pode ser consumidos pelos vegetarianos, e os veganos que podem abrir mão deste caldo, já que é a única coisa de origem animal desse preparo.

Envolva esses vegetais em um empanamento para deixar tudo bem crocante, frite e delicie-se com essa maravilha da culinária asiática.

Tempurá

Yakisoba fácil

Essa é a receita definitiva para você fazer um delicioso yakisoba, de um jeito tão fácil quanto um macarrão instantâneo.

A diferença é que o yakisoba não é feito com lámen (tipo dos macarrões instantâneos) e sim com o soba, que é um macarrão de massa mais densa e encorpada, que absorve bem mais os caldos dos ingredientes.

É uma ótima receita, pois o que brilha mais nela são os legumes e vegetais, então é fácil adaptar para um yakisoba vegetariano ou até vegano.

Yakisoba fácil

Sashimi de salmão

Chegamos na peça que mais divide os entusiastas da culinária japonesa de quem não gosta do “tal do peixe cru".

O sashimi consiste em fatias finas de peixe para serem consumidas cruas, apenas com auxílio de shoyo ou lâminas de gengibre.

A espessura dessas fatias, a direção do corte da faca e o tipo de peixe fazem toda a diferença para o preparo de um bom sashimi que libera o sabor umami no nosso paladar. Salmão é a opção mais certeira, pois é bem saboroso, e deve ser cortado no sentido certo das fibras numa espessura nem tão fina que desmanche, mas também nem tão grossas de modo que fiquem rançosas, textura é o principal atributo deste preparo, então o corte correto é o primeiro passo para garantir isso.

Sashimi de salmão

Cozinha é equilíbrio, e na gastronomia nipônica a precisão nos preparos é o que mais distingue os pratos tradicionais. Experimente comprar um bom salmão para fazer um belo sashimi na sua casa, seguindo essa ótima receita, e uma dica: a tilápia também pode render bons sashimis se fizer direitinho.

Seguindo essas receitas você já consegue preparar um belo combinado de comida japonesa ai mesmo no conforto da sua casa, aproveitando para treinar e se aperfeiçoar nos vários preparos, para quando sairmos dessa fase de pandemia você esteja pronto para surpreender os amigos no próximo jantar, dominando a arte de fazer belos sushis, e ouvir deles como resposta um sonoro ITADAKIMASU! (expressão tradicional da língua japonesa que significa gratidão máxima pela refeição)

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: