Categorias
Dicas

Como fazer hambúrguer caseiro: um guia cheio de dicas

O hambúrguer é uma “sensação do momento” há muitos anos. Mesmo que a grande onda das hamburguerias tenha passado, ele ainda reina absoluto junto com as pizzas nos deliverys, mas com um ponto a mais: é muito fácil fazer em casa e muitas vezes vira até um evento! Não só pela praticidade, mas também pela variedade de opções disponíveis. Seja no blend da carne, no tamanho do disco, no pão, na salada… Todos os ingredientes são variáveis de acordo com o gosto pessoal de quem faz.

Então trouxemos algumas dicas importantes para fazer um hambúrguer caseiro delicioso, com a sua cara e até mesmo gastando pouco! Confira:

Hamburguer de pernil

O pão

Você sempre pode comprar pão de hambúrguer, mas dê preferência para os artesanais porque não é só no sabor que o pão se faz importante. Lembre-se que é ele quem abraça o lanche, então precisa ter um tamanho, tanto de diâmetro quanto de altura, que faça sentido para os ingredientes que você escolher. Além disso, não pode ser esfarelento, senão você vai acabar comendo com garfo e faca!

Uma ótima dica para o pão não desfazer é tostar ele com manteiga antes de montar o lanche.

E se você não quiser comprar, aí pode brincar de padeiro e escolher a variedade do pão que vai usar:

A Carne

Para a carne pense que tem todo tipo de convidado, ou seja, os que comem carne e os vegetarianos ou veganos.

Para quem come carne: Um bom tamanho de disco é de 160 gramas por ser fácil de montar e de acertar no ponto, mas você pode fazer os “smash” com 100 gramas ou menos, bem amassados, ou os “monstros” de mais de 200 gramas.

A ideia principal é equilibrar a gordura, então você pode escolher a carne como fraldinha, picanha, maminha e até cordeiro, mas lembre-se de tentar manter a gordura em 10% da mistura.

Para quem é vegetariano: Você pode fazer o disco com inúmeros tipos de legumes e vegetais, principalmente grão-de-bico, feijão, soja e até mesmo cogumelos. Porém, uma boa opção é usar o ovo para unir os ingredientes e deixar o lanche mais íntegro.

A diferença para quem é vegano é não poder usar o ovo, então a solução é utilizar a gordura de algum óleo vegetal e ficar bem atento na hora de grelhar para que os discos não quebrem.

Hambúrguer de Linguiça

Os acompanhamentos

Esses são os que dão a cara diferente para seu lanche. As combinações são infinitas e se você estiver inspirado, pode até dar um nome para a sua criação única.

O queijo: o queijo é um dos ingredientes essenciais para um bom hambúrguer. Além de contribuir com sabores variados e singulares, também traz cremosidade para contrastar com a crocância do pão e dos vegetais. Gorgonzola, provolone, mussarela, minas curado, tofu… são infinitas as possibilidades.

Você sabia que o Big Mac é feito com o queijo holandês Emmenthal? Experimente esse também no seu caseiro!

A salada: as folhas e vegetais não precisam estar obrigatoriamente, mas um x-salada bem equilibrado é sensacional, porque une a gordura da carne e do queijo com a crocância e refrescância do alface, tomate, picles e etc. O picles de pepino, por sinal, é uma ótima ideia para se ter em casa!

Lembre-se que a salada vem sempre em cima de todos os outros ingredientes, para manter a crocância até a última mordida!

Os molhos: você pode comprar, mas vale muito a pena se aventurar mais um pouco e fazer seu próprio ketchup, molho barbecue ou até mesmo um de mostarda e mel!

A combinação não estaria completa sem uma belíssima porção de batata frita do lado, certo? Agrada a todos os públicos e é até que fácil de fazer. Capriche no seu lanche caseiro com essas dicas, dê seu nome às criações e convide todos para te ajudar na montagem em uma hamburgada bem divertida!