Como fazer feijão sem panela de pressão: Dicas para um feijão gostoso na panela comum

Publicada em: 27/07/2020 15:32

O processo de cozinhar feijão pode parecer um bicho de sete cabeças para quem está começando na cozinha, em especial para quem tem medo de usar a famosa panela de pressão. A gente aqui do CyberCook já te ensinou a cozinhar feijão na pressão e a não ter medo de usar a panela de pressão, mas se você não tem (ou não quer) usar esse utensílio tão temido, o post de hoje vem te ajudar!

A grande diferença entre as duas técnicas é quanto tempo demora para cozinhar feijão na panela normal. Você vai levar duas horas para cozinhar 500g de feijão na panela comum, mas como a quantidade é grande, a receita rende por vários dias no congelador.

Como cozinhar feijão sem panela de pressão

remolho/cybercook

1. Faça o remolho

Antes de levar o feijão para a panela, lave os grãos em água corrente e deixe-os de seis a doze horas de molho, em água fria, dentro de uma vasilha. Se algum grão boiar para a superfície, ele deve ser descartado.

Depois do remolho, troque a água da panela, já que as substâncias eliminadas pelo feijão continuam na água.

2. Cozinhando o feijão na panela normal

Coloque o feijão em uma panela com 1 litro de água. Cozinhe os grãos por cerca de 2 horas. É nesta hora que vem a diferença. Fique atento à panela e, sempre que a água for secando, adicione mais água quente. Para isso, continue fervendo água em outra panela e adicionando aos poucos na panela com feijão. Uma folha de louro durante o cozimento do feijão dá um gosto a mais.

3. Temperando o feijão

Em outra frigideira, coloque 1 colher (sopa) de óleo, meia cebola ralada, 2 dentes de alho picados e meia colher (sopa) de sal (ou algum caldo de carne ou legumes).

Pegue, da panela de feijão, uma concha com grãos de feijão cozido. Amasse os grãos na frigideira, usando as costas da concha. Depois, adicione o conteúdo da frigideira à panela de feijão e deixe ferver até o caldo encorpar.

feijao/cybercook

4. Congele o que não for comer

O feijão é conhecido por render refeições para até uma semana. Para isso, você pode aprender como congelar e como esquentar o feijão, sem prejudicar o sabor.

feijao/cybercook

Gostou das dicas? Aprenda também algumas receitas com feijão, além de um post todo dedicado ao feijão fradinho.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: