Como fazer cuscuz sem cuscuzeira? Aprenda esse truque na cozinha!

Publicada em: 21/07/2020 16:09

O cuscuz é uma receita muito popular no Brasil. Por se tratar de um país tão grande, existem diversas variações da receita, mas a base é a mesma: a receita de cuscuz consiste em cozinhar farinha no vapor e servir com outros ingredientes.

O cuscuz nordestino pode ser feito com farinha de milho, de arroz ou de mandioca. Já o cuscuz marroquino leva sêmola de cereais, em particular o trigo. O cuscuz paulista, por sua vez, mistura farinha de milho a uma variedade de ingredientes como sardinha, ovo e legumes enlatados.

Como fazer cuscuz sem cuscuzeira?

A principal forma de se fazer cuscuz é usando a cuscuzeira, uma tigela com furos que facilitam o processo de cozinhar a farinha no vapor.

Você pode substituir a cuscuzeira por uma peneira ou um escorredor de macarrão com furos redondos. Coloque o escorredor ou a peneira por cima de uma panela funda, com a farinha dentro do escorredor. Pronto! A farinha vai se cozinhar no vapor.

Gostou da dica? Você pode colocá-la em prática com 4 receitas de cuscuz deliciosas!

Cuscuz nordestino

O cuscuz nordestino é o mais simples, feito o processo que explicamos ali em cima, é só esperar os quinze minutos para terminar de cozinhar e servir. Para ir além, você pode molhar com leite de coco e colocar carne de sol ou de bode. Simples e delicioso!

Cuscuz nordestino

Cuscuz de microondas

Até para quem precisa ignorar o lema “a pressa é inimiga da perfeição” a cozinha tem suas manhas. Cuscuz no microondas é uma dessas. O do caso é o paulista, que leva uma série de legumes e é mais consistente que o nordestino.

Cuscuz de microondas

Cuscuz paulista com frango

Os paulistas gostam de colocar uma proteína no cuscuz, isso é fato. Se você não é fã de sardinha ou atum, manda ver no frango desfiado. O sabor neutro do frango entra muito bem na constituição do cuscuz.

Cuscuz paulista com frango

Cuscuz marroquino de frango

O cuscuz marroquino é o menos denso dos três principais tipos, mas divide uma característica importante com os outros: vai muito bem com pirão. Mais uma vez você pode brincar com as proteínas, mesmo que pirão seja comumente relacionado a peixes.

Cuscuz marroquino de frango

Gostou das receitas? Confira nossa seção especial dedicada ao cuscuz e compartilha com a gente suas experiências. Adoramos recebê-las!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: