Voltar para Marmitaria

Como fazer arroz soltinho: dicas para fugir do "unidos venceremos"!

Publicada em: 24/03/2020 13:00

Quando não sabemos muito bem para que lado vai a arte de cozinhar, até fazer um arroz é um problema. Arroz queimado ou daquele jeitinho “unidos venceremos” viram refeição cotidiana, mas vamos combinar: não dá pra continuar assim!

Se você se identificou com essa situação, saiba que há solução! O arroz soltinho é uma meta a ser alcançada e com essas dicas que o CyberCook separou pra você, não tem como errar (mas se errar, tá tudo bem. Cozinha é prática, não desista!)!

Arroz

Como fazer a receita do Arroz

1. Lavar ou não?

Para começar, certifique-se na embalagem do produto se os grãos precisam ser lavados. Nem sempre é necessário, então não custa nada dar uma lida na embalagem, não é?

2. Sempre use algum tipo de gordura

Óleo e azeite são as melhores opções, já que a manteiga deixa um gostinho amargo e não consegue fritar o arroz até o fim. Utilizando a gordura, você consegue impermeabilizar o grão de arroz, evitando que ele solte muito amido.

3. Use proporções certas!

1 xícara de arroz para 2 xícaras de água. Não tem segredo! Siga sempre essa média e você vai conseguir fazer seu arroz sem problemas. Um truque que você pode usar aqui é colocar a água já quente, pois dessa forma ela vai acelerar o processo de cozimento.

4. Fogo médio e tampa!

Arroz no fogo médio e panela parcialmente tampada. Sabe o porquê disso? Dessa forma, a água não evapora com rapidez e o grão é hidratado uniformemente.

5. Silêncio! O arroz está descansando!

Evite mexer muito o arroz durante o preparo, pois quando isso é feito o amido é solto com mais facilidade, o que acaba deixando os grãos empapados. Quando você perceber que a água já evaporou e o grão parece cozido (importante verificar o tempo de preparo na embalagem também e provar. Sempre prove sua comida!), deixe a panela tampada por 5 minutos. Isso é suficiente para enrijecer o amido e o grão ficar inteiro.

6. Alguns minutos depois… arroz pronto!

Mas você deve estar se perguntando sobre o tempero… Nesse quesito, quem manda é você! Sugerimos utilizar sal, cebola e alho, porém pode experimentar usando louro, pra ter um arroz perfumado!

E agora que seu arroz soltinho dá até orgulho de ver (e comer!), separamos 5 receitas de arroz para você ficar expert no assunto! Depois se arrisque um pouco mais e confira outras receitas no Marmitaria e no Comer em Casa!

Arroz à Grega

Arroz à Grega

Arroz Carreteiro Completo

Arroz Carreteiro Completo

Arroz com Camarão

Arroz com Camarão

Arroz com Brócolis

Arroz com Brócolis

Arroz com Maçã e Passas

Arroz com Maçã e Passas

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: