Categorias
Dicas

Como fazer almoço de páscoa: decorando a mesa

A gente fala muito sobre dicas e receitas para você fazer no seu almoço de Páscoa. Tem sugestão econômica, tem bacalhau, muito chocolate e doces de travessa, tudo para esse momento tão especial de união e muita comilança. Por sinal, a gente tem um especial com mais de 200 receitas com tudo o que você precisa para fazer um verdadeiro banquete no domingo e encantar sua família e amigos.

Porém, uma coisa que a gente fala pouco é sobre como fazer um almoço de páscoa quando o assunto é arrumação da mesa, e pode não ser o ponto mais importante da noite, mas ele traz uma graça e um carinho especial para seus convidados! Isso sem falar que algumas receitas se destacam ainda mais de acordo com a louça ou decoração que você utilizar!

E essa é uma ideia até mesmo para as crianças, que normalmente já estão super animadas com a caça aos ovos e uma decoração ajuda esse ambiente divertido.

Confira todos os nossos cardápios por preço e se ligue nas dicas:

Decore a mesa com ovinhos

A primeira dica é bem óbvia, já que o ovo é um dos principais símbolos da páscoa, por significar o renascimento. Mas aqui vão algumas sugestões:

  • Atente-se aos detalhes: é muito bom ser recebido por alguém que cuidou de tudo com carinho. Isso pode ser demonstrado por um guardanapo dobrado de um jeito diferente (pode ser de pano ou de papel) ou até mesmo em plaquinhas (que podem ser os ovos!) com os nomes dos convidados.

Se você gostou da ideia dos ovinhos, pode fazer de duas maneiras diferentes:

  1. Usar ovos de chocolate que você mesmo fez e aproveitar que as receitas de ovos pequenos rendem muitas unidades. A gente te mostra nessa matéria aqui.
  2. Usar apenas as cascas dos ovos inteiras! Já que são alguns os pratos de páscoa que levam ovo, você pode abri-los com bastante cuidado, como se fosse uma tampinha e decorar da melhor maneira que sua criatividade te permitir!

Decore com simplicidade

Decore com simplicidade
Decore com simplicidade

Não é todo mundo que tem tempo para cozinhar todos os pratos, deixar tudo preparado e ainda arrumar a mesa com todos os detalhes do mundo. E nem precisa. Um arranjo de flores ou alguns coelhinhos já fazem uma boa participação.

Pode também aproveitar os potes nos quais vai servir os petiscos e colocar alguma decoração a mais. Mero detalhe que faz a diferença!

Decoração infantil para os pequenos

Decoração infantil para os pequenos
Decoração infantil para os pequenos

Use e abuse dos confeitos, balas de goma e desenhos como coelhos, cenouras e ovinhos mais coloridos que conseguir!

Você pode rechear as cascas de ovos como falamos no começo, pode colocar tudo dentro de vidros ou fazer até mesmo uma mesa à parte da de jantar apenas com os docinhos para as crianças.

Que tal uma Páscoa diferente? É mais uma matéria com algumas ideias divertidas para decorar sua casa com muito chocolate!

Escolha o cardápio ideal para a sua família

A gente falou que esse texto não era sobre cardápio, e em sua maioria não é mesmo, mas ainda é sobre como fazer um almoço de páscoa. Então essa dica aqui vai além dos pratos que você decidir fazer!

Pense nos pratos a partir de como essas reuniões costumam ser na sua família. Por exemplo: se são muitas pessoas e não tem mesa para todo mundo, é inevitável que alguns comam de pé ou no sofá, então fica muito ruim se eles tiverem que cortar algo muito resistente.

Se são poucas pessoas, você pode pensar em porções separadas para não sobrar muita coisa e ainda assim ser bastante comida, além de ficar mais fácil de se adequar ao gosto dos convidados caso algum deles tenha restrições como vegetarianos, veganos, sem lactose e por aí vai!

Capriche e Feliz Páscoa!

Veja mais algumas matérias que podem te interessar: