Categorias
Dicas

Como empanar alimentos: Aprenda dicas e receitas!

Empanar é uma técnica culinária que consiste em passar legumes ou carnes em uma camada de farinha (normalmente farinha de rosca ou farinha de pão) e levar para fritar, transformando a camada em um revestimento crocante e de textura deliciosa.

Quer aprender como fazer empanados? A gente te ajuda!

Como empanar usando farinha de trigo

Você vai precisar de 3 colheres (sopa) de farinha de trigo, 3 colheres (sopa) de água, 1 colher (chá) de fermento químico em pó, 3 ovos batidos e 1 pitada de sal.

Misture em uma tigela a farinha de trigo, o fermento, a pitada de sal, os ovos batidos, a salsa picada e as 3 colheres (sopa) de água. Bata com um garfo, até obter uma massa mole. Depois, mergulhe o alimento que deseja empanar nesta camada de farinha e leve para o óleo quente, até dourar.

empanar

Como empanar usando farinha de pão

A farinha de pão é obtida depois de triturar o pão, que deve estar duro na hora. Você pode usar um pão francês dormido ou ainda um pão de forma congelado.

No caso do pão francês já duro, basta triturar os pães até obter uma farinha. Se optar pelo pão de forma, congele algumas fatias antes de levar para o liquidificador e triturar usando a opção de “pulsar”. Por último, leve a farinha triturada para o forno, a 150 graus por 20 minutos, até ficar seca e crocante.

Para empanar, passe a carne ou legume na farinha de trigo, depois em ovo batido e depois na farinha granulada feita de pão.

Aprendeu a fazer a farinha? Agora é só empanar! O CyberCook te ensina, na prática, com 5 receitas diferentes.

Peixe empanado

peixe empanado

Frango empanado

Bolinho empanado de couve-flor

bolinho

Queijo empanado

queijo empanado

Camarão empanado

camarão