Ceviche peruano tradicional com leite de tigre intenso

Publicada em: 20/11/2021 18:16

Hoje vamos trazer uma opção de entrada peruana cheia de sabor do peixe e com molho ácido intenso, então claro que vamos falar do ceviche.

Por ser um prato que usa o peixe cru, caiu nas graças também dos restaurantes asiáticos, mas neste artigo você conhecerá mais das origens e também como fazer um delicioso ceviche em casa.

Boa leitura.

Ceviche

Conheça o leite de tigre

Aquele caldo com muita acidez e sabor que acompanha o peixe do ceviche, é chamado pelos peruanos de leche de tigre ou leite de tigre na tradução para o português, e tem um preparo simples, mas que necessita de atenção a alguns detalhes para acertar o ponto de sabor,  para que não fique ácido de mais ou de menos.

Basicamente, quanto o peixe cru entra em contato com um reagente ácido como é o limão, começa uma reação que vai “cozinhando” a carne que vai absorvendo os sabores deste caldo.

Por isso que, para um bom ceviche, é preciso que o peixe fique marinando no leite de tigre por pelo menos 20 minutos, de preferência na geladeira para que saia na intensidade certa de acidez e sabor para ser servido.

Receita de ceviche

Escolhemos um preparo de ceviche Comprar os ingredientes que tem muito da cultura latino americana que deu origem ao prato, com o uso do salmão que é mais comum na cozinha asiática, assim fazemos um intercâmbio saborosíssimo.

Enfim, vamos ao passo a passo.

Ingredientes

  • Cebolinha Verde 1 colher (chá)
  • Dill 1 colher (chá)
  • Azeite 2 colheres (sopa)
  • Cebola 1 unidade
  • Limão 2 unidades
  • Suco de laranja-lima 1 1/2 xícaras (chá)
  • Salmão 200 gramas
  • Sal a gosto
  • Torrada 2 fatias
  • Tomate Cereja 5 unidades
  • Azeitona verde 1 colher (chá)
  • Alcaparra 1 colher (chá)

Já está com os ingredientes na mão? Se não, é só acessar agora o site do Carrefour e comprar tudo sem sair de casa Comprar os ingredientes.

Como fazer ceviche

  1. Em uma tábua, corte o peixe (no sentido do comprimento) em tiras de 1cm de espessura ou em cubinhos.
  2. Coloque em uma tigela, regue com metade do suco de laranja lima e com o suco de limão siciliano.
  3. Acrescente a cebola e um pouco de azeite.
  4. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por 1 hora e 30 minutos.
  5. Pique fino a cebola e acrescente ao peixe.
  6. Após 1 hora e 30 minutos, retire o peixe da geladeira.
  7. Em seguida, escorra todo o líquido que se formou.
  8. Tempere com azeite, sal, pimenta do reino, orégano e dill.
  9. span style="font-size: 11pt; font-family: 'Open Sans',sans-serif; color: #000000; background-color: transparent; font-weight: 400; font-style: normal; font-variant: normal; text-decoration: none; vertical-align: baseline; white-space: pre-wrap;" title="">Misture delicadamente para não quebrar as tiras de peixe e sirva imediatamente, acompanhado de torradas.

Mais receitas de ceviche

Acidez e peixes

Como você pode ver, a principal relação do peixe com os temperos e ingredientes mais ácidos, é o fato de funcionar muito bem como uma forma de dar pré cozimento à carne, por isso funciona tão bem não só no ceviche mas em vários outros preparos com esta proteína.

Esse tipo de reação química acontece também nos rios ou aquários, pois o ph (nível de acidez) da água deve se manter bem baixo para que os peixes possam viver confortáveis ali, por isso que é proibido que as indústrias despejam reagentes em rios e lagos, pois isso acaba com a fauna local.

Naturalmente que na cozinha, estamos falando de uma reação química bem mais controlada e sem uso de industrializados, por isso usamos muito limão para acompanhar peixe, pois além de dar muito sabor a carne, esse nível maior de acidez ajuda a receita a ficar no ponto certo, tanto para peixes crus quanto cozidos.

Lembrando que esse efeito ocorre de fato com a marinada, então invés de só jogar gotas de limão sobre seu peixe antes de comer, deixe marinando em um molho ácido especial, como esse do ceviche.

Bom apetite.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: