Categorias
Dicas

Camarão: o ilustríssimo (e delicioso) crustáceo

Frutos do mar são valorizados no mundo todo, e com muita razão. A mistura de texturas únicas com sabores que vão dos mais leves aos mais fortes, unida ao aroma característico de água do mar fazem a carne desses animais chegar a valer pequenas fortunas por quilo. Dessa imensa lista, um com certeza é o que mais se destaca, tanto por ser mais acessível quanto por ser fácil de fazer e ter um sabor leve. Esse é o camarão.

Para você conhecer de verdade o camarão, preparamos esse texto sobre o animal, seu potencial nutricional e algumas boas receitas para aproveitar dos vários tipos de camarão que você encontra no mercado.

Fizemos uma matéria sobre consumo e produção sustentável de camarão, que representa muito da pesca mundial e por isso tem um grande poder de impactar o meio-ambiente. Confira aqui.

O nome que representa

Camarão, na verdade, é a designação de vários animais artrópodes que podem ser de água doce ou salgada. Desde os menorzinhos, que medem 2 centímetros, como o krill, até alguns gigantes de rio, como o Pitú, que chega a meio metro. Abrangendo mais a família, temos também os caranguejos e as lagostas, cujas carnes também são muito valorizadas na culinária mundial. Uma boa curiosidade sobre os camarões é que parte da comunicação deles é feita com as bolhas de ar que soltam, o que faz muitos desenhos ficarem ainda mais realistas.

Dos mais comumente consumidos, estão o camarão cinza, o rosa, o sete-barbas, o branco e o pistola que também pode ser chamado de camarão-de-estalo, já que ele tem o incrível poder de estalar suas quelíceras a uma velocidade supersônica.

Camarão
Camarão

Vale mais que um bifinho!

Dentre os principais nutrientes do camarão, o que realmente se destaca é sua grande quantidade de proteínas. Em 100g desse animal, quase 30 são proteínas, com poucas calorias, então além de muito saboroso, ele também é ótimo para dietas musculares ou de diminuição de carne bovina.

Além da proteína, o camarão também contribui muito com Vitamina B12 e ômega-3, muito comum em peixes e frutos do mar e que ajuda na prevenção do Alzheimer e outras doenças neurológicas. Lembrando sempre que a melhor maneira de manter todas essas características e deixar o consumo o mais saudável possível é cozinhá-lo no vapor!

E se falamos de como cozinhar, a gente já fica por aqui mesmo e passa a falar de como é gostoso comer camarão!

Nessa outra matéria nós falamos mais sobre técnicas como a limpeza do camarão, confira lá para entrar nas receitas daqui já com eles limpinhos.

Para abranger todos os tipos, trouxemos uma receita com cada:

  • Canapés de camarão: Uma receita bem elegante para servir em um jantar especial, esses canapés combinam muito com o camarão sete-barbas, já que cada um cabe quase que inteiro na torrada.
  • Espetinho de camarão: Um dos melhores tipos de camarão para fazer grelhado, seja no espeto ou não, é o rosa. Com o tamanho médio, fica fácil de comer e é uma delícia. Mesmo com a casca, lembre-se de limpá-lo bem!
  • Estrogonofe de camarão: Uma das melhores criações brasileiras é o estrogonofe de camarão e um bom para usar aqui é o cinza, já que é mais barato por ser, normalmente de cativeiro, e ter um tamanho bom para o prato.
  • Arroz negro com camarão e lula: O mais apresentável é o maior, certamente. O pistola serve muito bem uma pessoa e acompanha bem risotos e massas, ou esse arroz negro com lula e outros frutos do mar.

Veja como limpar o Camarão

Sempre que for cozinhar camarão ou outros frutos do mar, procure pesquisar sobre produtores sustentáveis. Além de contribuir com o meio ambiente e o pequeno produtor, você leva mais qualidade, sabor e saúde para o seu prato. Aproveite para conhecer ainda mais opções de receitas diferentes com camarão aqui no CyberCook e delicie-se com esse ingrediente mais que especial.

Bom apetite