Categorias
Dicas

Brownie de chocolate em pó no microondas: o máximo de economia

É tudo de bom uma receita que você faz em vinte minutos e dura vários dias, né? Pois esse é o brownie, aquele bolo que não é bolo, fica pronto muito rápido e rende uma fornada que você corta em quadradinhos e pode comer durante alguns dias (dependendo de quantas pessoas forem comer), seja com uma bela e gelada bola de sorvete ou então com uma calda de chocolate bem cremosa.

Isso tudo já faz do brownie uma receita para se ter sempre à mão, mas e se ele for, ainda por cima, mais econômico e mais rápido? Aí fica perfeito, certo? Por isso trouxemos aqui uma receita de brownie de chocolate em pó, que pode ser cacau em pó e também achocolatado. Tudo para se adequar da melhor maneira possível ao seu bolso e à sua fome!

Dá uma olhada na receita e mais algumas dicas para fazer o melhor brownie!

brownie de chocolate em pó

Receita de brownie de chocolate em pó no microondas

Ingredientes

  • Farinha de trigo 2 colheres (sopa)
  • Açúcar 2 colheres (sopa)
  • Chocolate em Pó 2 colheres (sopa)
  • Margarina 1 colher (sopa)
  • Leite 2 colheres (sopa)
  • Nozes a gosto

Modo de preparo

  1. Em um recipiente misture os ingredientes secos (farinha de trigo, açúcar, chocolate em pó).
  2. Junte a margarina derretida, o leite e misture bem.
  3. Assim que estiver bem misturado adicione as nozes, coloque em um recipiente que possa ir ao micro-ondas e leve para “assar” em potência alta por cerca de 1 minuto.(esse tempo pode sofrer variação para menos ou para mais, por isso tenha cuidado para não queimar)

Por sinal, sabe a diferença entre achocolatado, chocolate em pó e cacau em pó na sua receita? A gente te explica aqui!

Como saber se o brownie está pronto?

Brownie não é um bolo, por mais parecido que seja fazê-lo, por isso não dá para usar o truque do palito. Então a dica para entender quando é que o brownie está pronto é ver se a parte de cima já fez casquinha e cortar um pedacinho para olhar o meio: ele deve ficar bem úmido, mas não líquido. Depois de um tempo a massa deve assentar, então não se preocupe se achar que está muito úmido!

E claro, experimente, bolo de chocolate nunca é uma má experiência!

Porque o brownie fica com casquinha?

Quando você derrete o chocolate, é de se esperar que a gordura (manteiga de cacau) dele também derreta. Porém quando você esfria ele mais uma vez, algumas dessas gorduras não se reestruturam, então ele endurece (é o que acontece na temperagem dos ovos de páscoa).

Para outros tipos de caldas durinhas, como a do bolo de cenoura, a ideia é parecida, mas você normalmente faz com leite e engrossa essa calda até dar um ponto que, quando for esfriado, endurece!

Ficou com vontade de fazer esse brownie de chocolate em pó no micro-ondas bem fácil e rápido? Dá uma olhada em mais algumas receitas e aplique seu novo conhecimento!

Brownie sem forno

Brownie sem forno

Se a ideia já não é crescer muito, para quê precisa de forno? Essa receita aqui te mostra como fazer sem gastar gás!

Veja a receita

Brownie de tapioca

Brownie de tapioca

Se não está no melhor momento para comer farinha de trigo, que tal fazer com tapioca? Essa farinha engomada de mandioca é bem neutra e não interfere muito no sabor do brownie!

Veja a receita

Blondies de limão siciliano e chocolate branco

Blondies de limão siciliano e chocolate branco

Blondies são a versão clarinha do brownie e são feitos com chocolate branco, por isso costumam ser mais doces do que seus primos. Essa receita aqui traz o equilíbrio perfeito com a acidez do limão siciliano. Experimente!

Veja a receita

Descobriu algo novo? Conte para a gente!

E veja mais algumas matérias de brownie para complementar o seu aprendizado!