Voltar para Legumes e Frutas da Estação

Branqueamento: para que serve essa técnica?

Publicada em: 14/02/2020 17:57

É muito comum perdermos alguns alimentos por não termos tempo de usar tudo. Mas, para evitar esse desperdício desnecessário, há alguns truques para preservar alguns vegetais, por exemplo, e evitar que eles estraguem antes mesmo de saírem da geladeira.

branqueamento/cybercook

O branqueamento de alimentos, e mais especificamente o branqueamento de vegetais, é um processo muito utilizado nas cozinhas para conseguir manter alimentos congelados, mas sem perder nutrientes e outras propriedades.

Para realizar essa técnica é necessário fazer um choque térmico no alimento, dessa forma, o amadurecimento é interrompido, mas as características se mantêm. É necessário que você ferva o ingrediente por, no máximo, 5 minutos e logo em seguida coloque-o em água bem gelada pelo mesmo tempo.

branqueamento/cybercook

Escorra e guarde o alimento em sacos herméticos no congelador. De preferência, deixe-os cortados no tamanho que costuma utilizar, isso vai facilitar na próxima vez que você usá-los. Teste esse processo com brócolis, abóbora, cenoura, couve-flor ou espinafre e aumente a vida útil dos seus alimentos!

branqueamento/cybercook

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: