Categorias
Dicas

Bolo de banana vegano e o poder da biomassa

A banana é uma das frutas mais populares de todo o mundo, mas tem um carinho especial do brasileiro. Quantos são os produtos ou sabores de produtos com banana que você conhece? Balas, sorvetes, bolos, tortas, farofas e etc. A lista vai longe, mas muitos só consumimos essa fruta em natura, ou talvez com um pouco de mel e aveia ou canela.

Por isso, trouxemos aqui uma perspectiva de quão útil essa fruta pode ser com uma deliciosa receita de bolo de banana vegano e a ideia de biomassa, que não entra nessa receita mas pode ser uma nova maneira de fazer comidas mais saudáveis e que pensam no meio ambiente antes de tudo!

Confira

Biomassa de banana, uma nova ideia

A biomassa de banana, feita com a fruta bem verde, é uma maneira bastante prática e saudável de diminuir o consumo (e até equilibrar) de açúcares e carboidratos no seu dia a dia. Com ela você pode fazer vários tipos de doce com massa como esse brigadeiro vegano.

Para fazer é fácil e você precisa de bananas bem verdes. Dá uma olhada na receita de biomassa para fazer e guardar na geladeira!

Entre os benefícios que a biomassa traz, os principais são:

  • Ajuda no emagrecimento: tem poucas calorias e muita fibra, então ajuda na sensação de saciedade
  • Combate a depressão: Tem bastante triptofano, uma substância importante para a formação da serotonina, o hormônio que aumenta a sensação de bem estar

Lembre-se que a casca da banana é essencial para a biomassa e mesmo que você não consuma a casca (sim, ela pode ser consumida!), é nela que vários nutrientes estão e quando você ferve são passados para a fruta.

Receita de Bolo de Banana Vegano

Ingredientes

  • Banana 4 unidades
  • Óleo de soja 1/4 xícara (chá)
  • Água 1/4 xícara (chá)
  • Açúcar mascavo 2/3 xícara (chá)
  • Farinha de Aveia 2 xícaras (chá)
  • Nozes 1/4 xícara (chá)
  • Fermento químico em pó 1 colher (sopa)

Modo de preparo

  1. Coloque as bananas amassadas em uma tigela e junte o óleo, a água, o açúcar e misture bem.
  2. Junte a farinha aos poucos, misturando com uma espátula e acrescente as nozes picadas.
  3. Por último adicione o fermento, misture bem e coloque a massa em uma forma untada e enfarinhada.
  4. Leve ao forno pré aquecido a 180ºC por cerca de 30 minutos ou até dourar.

A melhor dica para esse bolo é testar outras frutas secas como amêndoas ou outras castanhas, e temperar a massa com canela ou gengibre. O bolo fica delicioso e super perfumado!

Outras receitas veganas com biomassa de banana

A biomassa de banana pode ser utilizada para muitos outros tipos de receitas bem variadas, dá uma olhada:

Requeijão caseiro vegano de liquidificador: Já uma opção surpreendente de receita que não é doce mas usa a biomassa de banana para ganhar corpo e textura bem parecidas com o de um requeijão clássico.

Requeijão caseiro vegano de liquidificador
Requeijão caseiro vegano de liquidificador

Torta de legumes com carne moída de biomassa de banana: Até mesmo receitas complexas como uma torta de legumes com carne moída cuja massa é feita de biomassa. Não precisa ser tudo vegano!

Torta de legumes com carne moída de biomassa de banana
Torta de legumes com carne moída de biomassa de banana

Strogonoff de frango sem lactose: Agora uma para quem tem restrições com a proteína do leite! Até o strogonoff dá para fazer com biomassa. Ficou curioso? Vale a pena testar!

Strogonoff de frango sem lactose
Strogonoff de frango sem lactose

A banana é uma fruta completa e que se destaca das demais por conta do poder da sua casca e da enorme variedade de receitas que podem ser feitas com ela ou com a biomassa como falamos. Seja bolo de banana vegano ou uma receita salgada, teste e descubra novas maneiras de ver a cozinha! Sempre vale a pena!

bolo de banana vegano
bolo de banana vegano