Banoffee, a sobremesa sensação do momento

Publicada em: 21/11/2021 19:04

Essa sobremesa de banana, merengue e massa fina tem crescido em popularidade, e hoje em dia é possível encontrar banoffees de tudo que é jeito nas confeitarias.

Porém, essa delícia não é complicada de fazer, pelo contrário, de forma simples você pode fazer uma banoffee caseira deliciosa e experimentar o novo doce do momento.

Boa leitura.

Banoffee

Mais simples do que parece

Uma base de massa simples, com uma camada generosa de doce leite, bananas fatiadas, merengue cremoso e canela polvilhada por cima, pronto, esta é a banoffee, que apesar de usar ingredientes simples, resulta numa combinação poderosa em sabor e textura.

Alguns pontos de atenção a serem observados para seu preparo ficar perfeito é no merengue, que tem que ficar na consistência firme porém leve para que o contraste entre as camadas seja o mais suave possível.

Falando em suavidade, a sugestão é sempre usar banana prata, por ter um sabor mais neutro e uma textura mais firme que outros tipos de banana.

O doce de leite é o que você achar mais gostoso, porém a sugestão é que ele seja mais firme, para ir criando uma espécie de degradê que vai da massa mais dura como base, subindo até o merengue aerado no topo, para ter várias texturas a cada mordida.

Receita de banoffee

A massa da banoffee clássica Comprar os ingredientes lembra uma massa podre porém mais na textura de biscoito, pois será uma base sólida e crocante para receber os demais ingredientes.

Importante usar bananas maduras, mas não muito, para que tenham um pouco de firmeza, lembrando que o banoffee é uma sobremesa servida gelada, apenas a massa vai ao forno.

Enfim, vamos ao passo a passo.

Ingredientes

MASSA

  • Açúcar 2 colheres (sopa)
  • Gema de ovo 3 unidades
  • Manteiga Zero Lactose 230 gramas
  • Farinha de trigo 3 xícaras (chá)

RECHEIO

  • Banana Prata 2 unidades
  • Doce de Leite Sem Lactose 1 pote

MERENGUE

  • Clara de ovo 3 unidades
  • Açúcar 6 colheres (sopa)

Já está com os ingredientes na mão? Se não, é só acessar agora o site do Carrefour e comprar tudo sem sair de casa Comprar os ingredientes.

Como fazer banoffee

MASSA

  1. Em um bowl misture a farinha, o açúcar e a gema de ovo e misture.
  2. Acrescente a manteiga (temperatura ambiente), e continue a misturar com a mão até o ponto de desgrudar.
  3. Reserve e deixe descansar por 30 minutos na geladeira.
  4. Abra a massa em uma assadeira de fundo removível, e faça alguns furos com o garfo.
  5. Leve para assar em forno médio 180ºc até que fique levemente dourada.
  6. Reserve.

RECHEIO

  1. Faça uma camada de doce de leite na massa já fria e acomode as bananas cortadas em rodelas.

MERENGUE

  1. Em uma batedeira acrescente as claras e bata junto com o açúcar até que forme o merengue.
  2. Coloque sobre as bananas e polvilhe canela ou cacau para decorar.

Mais receitas de banoffee

Importância das camadas

Muitas receitas são feitas em camadas, justamente para poder despertar sensações no paladar, se aproveitando das 5 áreas de sabor da língua.

A banoffee é um ótimo exemplo das camadas de textura variadas, com transições mais suaves de uma para outra, que dá aquela sensação de estarmos saindo do chão a cada mordida na sobremesa. 

Essa forma de ir mudando a consistência gradualmente, permite que os sabores vão se ativando aos poucos no paladar criando a sensação de que vai ficando mais gostoso.

Outras receitas apostam em camadas com contraste mais bruscos entre algo muito cremoso e crocante, como pavê que tem a bolacha e o creme, outros pratos vão no contraste de sabor entre as camadas, como uma mousse de maracujá com calda, que tem o creme bem doce e a acidez da calda criando contraste.

Esses conceitos são básicos na cozinha, por isso pratos que conseguem entregar camadas com sabores e texturas contrastantes são sempre os que mais agradam o paladar.

Faça o teste com essa banoffee e experimente na prática o poder das camadas.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: