Bacalhoada: saiba como aproveitar bem esse peixe na Páscoa

Publicada em: 25/02/2021 17:30

De todos os preparos de peixe para páscoa, a bacalhoada é um dos mais versáteis e mais saborosos (inclusive publicamos até uma versão “falsa” onde você pode usar outros peixes no preparo). Mas convenhamos, se puder fazer a versão original vai ser ainda melhor e esse prato com certeza ficará marcado na sua páscoa

Prepare o caderninho de anotações ou o bloco de notas do celular e aproveite nossas dicas incríveis para fazer uma maravilhosa bacalhoada.

Boa leitura.

Tradição portuguesa

O bacalhau tem uma identificação muito forte com a cultura portuguesa, muito por conta do fato que durante as grandes navegações, nossos patrícios foram responsáveis por difundir o preparo do peixe mundo afora. 

Foram também os portugueses que desenvolveram as principais receitas que até hoje são populares e já ganharam todo o Brasil.

Bacalhoada

Vamos pegar o bacalhau e separar alguns preparos que podemos fazer para aproveitar toda a versatilidade desse peixe e seus vários sabores e texturas.

Bacalhau Confitado: esse é um preparo de cozimento lento com o peixe imerso em azeite. Fica num ponto bem gostoso, praticamente soltando lascas, e absorve muito bem os temperos, deixando aquele aroma maravilhoso na cozinha.

Bacalhau Mediterrâneo: é basicamente um versão árabe do bacalhau à portuguesa, leva pinoles e alcaparras, que por si só trazem um sabor diferenciado para esse preparo. Vai ser um gostinho de mediterrâneo na sua mesa. 

Bolinho de Bacalhau: uma das mais tradicionais e essa você tem que ter no seu portfólio, pois é deliciosa e agrada até quem não é muito fã de bacalhau. Casquinha crocante com recheio cremoso e saboroso e você ainda pode usar as sobras de bacalhau de outras receitas para preparar. Um verdadeiro coringa na cozinha e um saboroso aperitivo.

Bacalhoada: essa é a nossa escolhida de hoje para ser a estrela, então fique até o final para ver as dicas de incrementos. Por ora, podemos dizer que essa receita se tornou tradicional por ser simples e deliciosa, com muitos  temperos e variados ingredientes colocados pensando em realçar o sabor do bacalhau, não tem como ficar ruim.

Aqui, você encontra as melhores receitas de bacalhau

Confira outras receitas incríveis de bacalhoada, que separamos especialmente para você

Dicas para turbinar

O preparo em si desse prato não tem muito segredo, basta seguir bem a nossa receita e se atentar às dicas.

A parte mais complicada é dessalgar o bacalhau e nós explicamos isso bem no post sobre como fazer o bacalhau, dê uma conferida. Porém, na correria dos dias de hoje, vale a pena investir e comprar o peixe já dessalgado e se possível já em lascas, pois isso vai agilizar muito seu preparo. Opte por marcas boas, que ofereçam qualidade, isso vai fazer diferença no resultado.

Deixe separado também todos os outros ingredientes em seus respectivos potinhos com as quantidades pedidas na receita, é o famoso mise en place que já mencionamos por aqui, e é mais uma forma de garantir que o preparo vai dar muito certo.

Algumas dicas boas para o preparo dessa bacalhoada

  • Deixe as batatas cozidas na textura ao dente, pois assim elas vão terminar de cozinhar no forno e ficar no ponto certo ao servir, com muito sabor do peixe incorporado.
  • Use um bom azeite e seja generoso, pois é este o responsável por ajudar os ingredientes a liberarem seus aromas e ajudar seu peixe a ficar bem mais suculento e os legumes caramelizados.
  • Capriche no gratinado, se possível rale o parmesão na hora e evite o de pacotinho. Coloque bastante farinha de rosca para dar aquela crocância maravilhosa, se tiver farinha panko então, melhor ainda. Isso vai deixar o gratinado bem bonito, que só de olhar já abre o apetite.

Voilá! Temos uma bacalhoada de respeito para sua páscoa ou qualquer dia do ano, porque é um prato completo, com vários ingredientes que combinam com qualquer ocasião. 

Acesse a receita completa aqui e veja o passo a passo do preparo, agregue as dicas que trouxemos e faça da sua páscoa uma data ainda mais especial fornecendo uma refeição saborosa, com um bacalhau suculento e muito bem temperado, que dá água na boca só de pensar.

Bon Appetit!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: