Alimentando o futuro do planeta

Publicada em: 24/05/2016 15:48

Estamos chegando a um nível crítico no que diz respeito ao jeito que nos alimentamos. Isso está ocorrendo pois a produção de alimentos em larga escala, está se expandindo a um ritmo alarmante e de forma nada sustentável. O consumo de água, terras e a emissão de gases poluentes é absurdo! Se queremos continuar vivendo nesse planeta, precisamos começar a pensar de forma criativa, em relação a nossa alimentação e a forma como produzimos esse alimento.

Fazendeiros e empresas do ramo de alimentação, estão introduzindo novas formas de produção e elaborando novos produtos, que podem suprir essa necessidade de alimentar uma população com cerca de 7,3 bilhões de forma mais sustentável.

Fazendas verticais

Uma alternativa que vem sendo explorada são as fazendas verticais. É uma ótima idéia de otimizar o espaço, ao mesmo tempo que se tem uma produtividade muito maior. As fazendas verticais, geralmente são hidropônicas e monitoradas eletronicamente, o que possibilista o cultivo de alimentos durante o ano inteiro, independente da estação do ano ou localização no planeta!


Proteína alternativa

Nos EUA já existem fazendas voltadas exclusivamente para a criação de grilos, isso mesmo grilos! Você pode estar pensando como seria nojento comer insetos, mas a verdade é que cerca de 80% da população mundial consome insetos. Além disso são uma fonte de proteína completa e exigem muito menos espaço e insumos para serem produzidos, do que a agropecuária por exemplo.


Fazenda de grilos

Barra de proteína a base de grilo

Com a intenção de quebrar o paradigma de consumir insetos, dois amigos de Nova Iorque se juntaram, para criar uma empresa que produz barrinhas de proteína a base de farinha de grilo. Hoje possuem quatro sabores disponíveis: mirtilo com baunilha, coco, pasta de amendoim com geléia e maça com canela, e os consumidores afirmam que não tem gosto de grilo! Você teria coragem de provar?




O que achou dessas idéias? Conhece alguma iniciativa parecida? Compartilhe com a gente ;)

Fotos: Reprodução - Pinterest/Google

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: