Voltar para Especial de Natal

5 acompanhamentos para a Ceia de Natal

Publicada em: 09/11/2021 10:35

A Ceia de Natal representa toda a emoção do momento, seja pela família reunida ou pelas comidas maravilhosas a serem divididas. Normalmente cheia e representada pelos grandes assados como o Peru de Natal, o Chester e o Tender, ela também recebe a presença dos acompanhamentos e bebidas, que em alguns casos, como o salpicão e o arroz enfeitado, são quase protagonistas.

Se você chegou aqui para ter uma ideia de quais acompanhamentos fazer nesse Natal que promete ser ainda mais especial por conta do tempo que passamos longe uns dos outros, veio ao lugar certo. 

As sugestões que vem a seguir são ideias mais tradicionais, mas se quiser mais opções, não deixe de visitar nosso Especial de Natal.

Arroz à grega

Arroz à grega

Nenhum brasileiro que se preze pode deixar de ter arroz à mesa e o Natal não é uma exceção. A versão à grega, bem colorida, que une legumes e frutas (a questionada uva-passa, por exemplo), é muito simples e saborosa, além de combinar muito bem com a maioria dos pratos de Natal que também são feitos com frutas.

A receita não tem segredo nenhum, até porque é um arroz clássico, então seu trabalho fica por conta de picar os legumes. Seu arroz não é dos mais soltinhos? Dá uma olhada nessas técnicas aqui.

Depois de treinar, agora é hora de partir para o arroz à grega.

Experimentar mais ideias

Salpicão simples de frango

Salpicão simples de frango

Seria estranho chegar em uma ceia e não ver salpicão. Essa receita, que é muito fácil e ainda aproveita vários ingredientes, é item essencial na véspera, no almoço e nos dias seguintes. Você pode sempre aproveitar o peru, chester ou frango e mais alguns poucos ingredientes para fazê-lo.

Assim como o arroz, ele acompanha muito bem os pratos principais do seu natal, principalmente por ser refrescante (quando bem geladinho) e não muito pesado. Você pode comer com a salada ou com o Peru, sempre vai ficar gostoso.

Dá uma olhada na receita bem simples aqui.

Outras variantes

Farofa natalina de miúdos

Farofa natalina de miúdos

Mais uma receita que não pode faltar na sua Ceia de Natal! A farofa é um acompanhamento tão bom que vai bem até com os outros acompanhamentos. Ou vai falar que a farofa não vai com o arroz à grega? E vale lembrar, os Perus de Natal e Chesters podem ser recheados com farofa também, ou seja, vale muito a pena caprichar nessa receita aqui.

E o melhor de tudo: não precisa de muito esforço para caprichar nessa Farofa de miúdos porque ela aproveita todas as partes que vem junto dos assados e que nem sempre as pessoas comem. Então além de deliciosa, ela também rende, aproveita todos os ingredientes e dura a semana toda!

Dá uma olhada na receita aqui.

Confira as outras versões

Salada árvore de natal

Salada árvore de natal

De todas as receitas dessa lista, essa é a mais inusitada, mas para quem gosta de uma boa salada essa apresentação em formato de árvore de Natal é linda e muito atrativa! Saladas no geral são boas opções por serem muito fáceis e rápidas de fazer, mas é importante saber que uma salada bem feita, com ingredientes que combinam, é um prato muito valioso para qualquer momento especial.

E, assim como os outros acompanhamentos, dá uma leveza importante para toda a comida que a Ceia de Natal oferece.

Veja aqui como fazer a árvore.

Outras receitas interessantes

Clericot

Clericot

Por fim, uma sugestão bem gostosa para quem gosta de tomar vinho da Ceia de Natal: o Clericot. Esse drinque feito com vinho branco e muitas frutas fica uma delícia e você serve na jarra, o que facilita seus convidados a se servirem.

Isso sem falar que combina muito bem com os pratos feitos com frutas e não pesa, já que leva água com gás (ou tônica, se preferir).

Experimente fazendo essa receita aqui.

Pense em outros drinques

Natal é sempre especial, então capriche nos pratos principais, acompanhamentos, sobremesas e bebidas. O momento merece esse esforço, mas a gente te ajuda a fazr com leveza e diversão!

Aproveite.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: