4 dicas de como se exercitar cuidando da casa!

Publicada em: 27/04/2020 17:19

Manter o corpo em movimento é essencial para manter o organismo em equilíbrio, além de fazer bem para a mente e ser uma boa maneira de ocupar o tempo.

Com o isolamento social durante a quarentena, muitas pessoas estão tendo que abrir mão temporariamente de suas rotinas de exercício, seja indo à academia ou fazendo atividades ao ar livre. Mas você sabia que é possível ter uma boa rotina de treinamentos, mesmo em casa? E não é preciso nem comprar aparelhos especiais para isso! Você pode se exercitar fazendo atividades domésticas.

Para te ajudar nesta missão, o CyberCook separou algumas dicas de como se exercitar em casa com sabedoria e também algumas dicas de exercícios simples, com as mesmas tarefas do lar que você já costuma fazer. Confira!

faxina/cybercook

Dicas para se exercitar em casa:

1. Não se esqueça de se alongar e ficar confortável!

O alongamento, antes e depois de qualquer atividade física, prepara os músculos para a flexibilidade das atividades físicas e eliminam a tensão muscular depois do exercício. Também é importante usar roupas flexíveis e sapatos confortáveis. Lavando a louça, por exemplo, além de usar os braços, como a tarefa requer normalmente, você pode manter as pernas separadas e se apoiar nos dedos do pé, descendo devagar por alguns segundos. É um ótimo exercício para a panturrilha. 

2. Exercite-se em blocos, de forma alternada.

É importante não fazer força por um longo período de tempo. Uma boa sessão de exercícios tem, em média, 30 minutos de duração. Você também pode alternar a forma como faz o exercício: no caso de se exercitar varrendo a casa, por exemplo, você pode ir trocando de braço ao longo do tempo para distribuir igualmente o esforço, ou mesmo ao passar o aspirador. Embora aspirar gaste muito menos força dos braços do que varrer, o movimento de ir para a frente e para trás é um exercício poderoso se você flexionar os músculos do abdômen.

faxina/cybercook

3. Cronometre a sua rotina de exercícios.

Você pode programar um alarme, acompanhar o relógio ou, ainda, separar uma playlist com músicas - de preferência, músicas dançantes e agitadas! Uma sessão de 30 minutos deve encaixar de 7 a 10 músicas, dependendo da duração delas.

4. Repita sua rotina com frequência.

É importante manter a regularidade dos exercícios, pelo bem do corpo e da mente. Repita as atividades, de preferência, de três a cinco vezes por semana. Esfregar a superfície dos móveis, como o fogão ou uma bancada funciona muito bem nesse quesito. Ao esfregar, você pode contrair o abdômen ou fazer força com os braços. Repita uma rotina de três minutos por dez vezes, para contar 30 minutos.

Gostou das dicas? Confira também nosso especial sobre limpar a cozinha, que te ajuda com as dicas de higienização. Assim, você se exercita e mantém a casa protegida contra o Coronavírus.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: