Categorias
Cardápios

5 sopas do MasterChef para fazer em casa

Um dos episódios do MasterChef Brasil 2019mostrou que fazer sopa não é tão simples quanto parece. Algumas receitas clássicas exigem técnica e conhecimento para ficarem perfeitas. Na prova de eliminação, os participantes tiveram que reproduzir sopas de diferentes países que foi um verdadeiro desafio.

As receitas que os concorrentes tiveram que preparar na prova são conhecidas, como a vichyssoise, sopa de cebola, minestrone, canja de galinha e harira, mas nem todos sabem o modo de preparo e ingredientes. Aproveite a temporada de frio para reproduzir a seleção de sopas MasterChef e aprenda o truque de cada receita!

Vichyssoise

Tradicional na culinária francesa, a Sopa Vichyssoise só tem de complicado o nome. Criada pelo Chef Louis Diat, do estrelado Hotel Ritz-Carolton, a receita é simples e fácil de ser reproduzida. Uma curiosidade é que originalmente a sopa é servida fria, mas no inverno pode-se servir quente. Outra dica para garantir a qualidade final da receita é escolher ingredientes frescos, já que é basicamente um creme de legumes. Mas não é qualquer legumes: batatas e alho poró compõe o creme suave e delicado da sopa. Como uma boa receita francesa, não pode faltar creme de leite e manteiga!

Sopa Vichyssoise

Sopa de Cebola Gratinada

Outra clássica receita francesa, a Sopa de Cebola é tida como um dos pratos mais antigos do país. Por ser feita com um ingrediente econômico e de fácil cultivo – a cebola – o prato era chamado de “sopa dos pobres”. Mas logo tornou-se da nobreza quando o rei Luís XIX comeu a iguaria acrescentado um toque de champagne (atualmente vinho branco). A nobreza adaptou a sopa com novos ingredientes, e variações, como queijo, caldo de carne etc.

Sopa de Cebola Gratinada

Minestrone

Receita típica italiana, o Minestrone é quase que uma receita clássica de legumes, mas com um toque bem típico do país: tomate pelado. A sopa de coloração vermelha leva uma imensa variedade de legumes picados, feijão branco, macarrão e caldo de carne caseiro. Criada durante a primeira guerra, o prato é uma reunião de legumes e ingredientes que sobravam ao que era enviado aos soldados, resultando nesta deliciosa invenção!

Minestrone

Sopa Harira

Harira é uma sopa tradicional marroquina consumida durante o Ramadã, período religioso do povo muçulmano em que se pratica o jejum. A sopa é consumida para quebrar o jejum, por isso é leve, mas composta por todos os grupos de nutrientes, tendo proteína, vegetais e carboidrato, sendo uma verdadeira refeição completa!

Sopa Harira

Canja de Galinha

Muito consumida no Brasil, a Canja de Galinha tem duas variações: chinesa e portuguesa. Ambas as receitas levam arroz e caldo de galinha, mas a versão portuguesa leva ainda chouriço e/ou presunto. Em ambos os países, a canja leva a crença popular que há propriedades medicinais, sendo muito consumida quando se está gripado, desidratado ou com outras complicações.

Canja de Galinha