5 queijos brasileiros que você precisa experimentar!

Publicada em: 03/11/2016 17:55

Por muito tempo, os queijos europeus, da França e Suíça, foram considerados os melhores e mais caros do mundo. Mas aos poucos, os queijos brasileiros vêm ganhando status de gourmet, com uma produção mais refinada. Só em 2019, 58 queijos brasileiros ganharam medalhas na 4ª edição do Mondial du Fromage (Mundial do Queijo), que ocorreu na cidade de Tours, na França. Com a demanda e notoriedade, as grandes capitais já contam com lojas especializas para a venda de queijos brasileiros gourmet. Conheça os tipos de queijo!

Queijo Extra Curado

Diversas regiões produzem o Queijo Extra Curado, que normalmente é produzido com leite cru de vaca ou ovelha. Ele é um queijo endurecido, compacto e de sabor forte, picante e salgado, utilizado para pratos gratinados. Tem sabor parecido com o parmesão e pecorino, ambos italianos.


Fonte: caipira

Giramundo

O queijo Giramundo é a nossa versão do Queijo do Reino, mas com características brasileiras. É um queijo com casca avermelhada, que no Brasil ganha essa coloração por ser pintada com corante natural da beterraba. Tem o sabor intenso e um pouco picante, ideal para elaborar pratos a quatro queijos!


Fonte: queijocomprosa

Queijo Serrano

Um dos queijos mais tradicionais e antigos do Brasil, o Queijo Serrano é feito com leite cru de vaca. É um queijo ideal para fazer aperitivos: tem sabor leve de azeite e textura amanteigada, além de uma coloração bem amarelada.


Fonte: pinterest

Coalho com Pimenta ou Temperado

O Queijo Coalho já é um grande conhecido por aqui, principalmente no Nordeste, onde ele é produzido. Tem textura seca e sabor suave, com toque picante de pimenta dedo de moça ou sabor de ervas finas.


Fonte: pinterest

Queijo Canastra

Outro queijo famoso, considerado Patrimônio Cultural, é o queijo produzido na Serra da Canastra (Minas Gerais), que já foi considerado o segundo melhor queijo do mundo e levou 3 medalhas super ouro no Mondial du Fromage 2019! Tem sabor único, forte, meio picante, denso e encorpado, ideal para servir com filé de carne em geral.


Fonte: come-se

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: