5 motivos para incluir mais peixe no cardápio!

Publicada em: 05/06/2020 11:01

Para garantir uma alimentação equilibrada e completa, incluir pescados no seu cardápio é uma ótima opção de aliar sabor e saúde no prato. Isso porque o peixe é considerado um alimento funcional, rico em nutrientes que auxiliam no bom funcionamento do corpo, por possuir componentes que podem prevenir várias doenças.

Há diversas espécies de peixes para incluir no cardápio, adequado para todos os paladares e bolsos. No mercado ou na feira, é possível encontrar peixes frescos e de qualidade, de água salgada ou de água doce, dependendo da região - ambos com propriedades e nutrientes benéficos.

O CyberCook separou algumas dicas de porque comer peixe e levar todo o sabor e os benefícios para o seu prato.

Ômega 3: a gordura do bem

Existem muitos peixes ricos no ácido graxo ômega 3, tipo de gordura que não é produzida pelo nosso organismo e, por isso, devemos buscar nos alimentos. Ela está disponível em peixes de águas profundas e é rica em nutrientes. O ômega 3 é conhecido como uma gordura saudável que pode prevenir doenças cardiovasculares e auxiliar em ações anti-inflamatórias. Os peixes de maior concentração em ômega 3 são o atum, sardinha, salmão, bacalhau, arenque, cação, truta, tainha, linguado, garoupa e dourado (peixe de rio‎).

Rico em proteína magra


Leves e de fácil digestão, peixes são uma boa fonte de proteína animal. A quantidade de proteína por porção varia de 30 a 35 gramas dependendo do peixe, sendo melhor absorvido pelo organismo pela qualidade dos aminoácidos essenciais contidos nestas proteínas e a associação com outros importantes nutrientes presentes em sua composição.

Fácil de preparar


Peixes são proteínas de fácil preparo: no forno, grelha ou frigideira, a receita não levará mais do que 20 minutos para ficar pronta. Além de serem versáteis: grelhado, no forno com legumes, cozido, frito e empanado o peixe fica delicioso. Algumas receitas fáceis de preparar são o Peixe Recheado e a Bacalhoada falsa de merluza.

Vitaminas essenciais

A carne de peixe é rica em vitaminas D, nutriente essencial para a saúde dos ossos, metabolismo, coração e sistema imunológico, os peixes considerados “gordos” tem maior concentração do nutriente. A vitamina B12 também é encontrada em abundância nos peixes, nutriente que pode prevenir a anemia, além de ajudar a metabolizar a gordura no organismo.

Minerais para o bom funcionamento

O consumo de peixe aumenta a produção de ferro no organismo, podendo evitar anemia e fadiga. A carne de peixe também é rica em cálcio, importante na formação e saúde de dentes e ossos, em iodo, nutriente que auxilia no crescimento e equilíbrio hormonal, e ainda contém fósforo e cobalto.

Confira também nossas matérias sobre Como fazer bacalhau e 10 receitas com sardinha.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: