1

5 motivos para incluir mais peixe no cardápio!

Para garantir uma alimentação equilibrada e completa, incluir pescados no seu cardápio é uma ótima opção de aliar sabor e saúde no prato. Isso porque o peixe é considerado um alimento funcional, rico em nutrientes que auxiliam no bom funcionamento do corpo: possui componentes que previnem doenças além de nutrir.

Há diversas espécies de peixes para incluir no cardápio, adequado para todos os paladares e bolsos. No mercado ou na feira, é possível encontrar peixes frescos e de qualidade, de água salgada ou de água doce, dependendo da região - ambos com propriedades e nutrientes benéficos.

Ômega 3: gordura do bem

Peixes ricos em ácido graxo ômega 3, tipo de gordura encontrada em peixes de  águas profundas, são essenciais para uma alimentação saudável e rica em nutrientes. Os peixes de maior concentração em ômega 3 são o atum, sardinha, salmão, bacalhau, arenque, cação, truta, tainha linguado, garoupa e dourado (peixe de rio‎).

 

Rico em proteína magra

Leves e de fácil digestão, peixes são considerados a melhor fonte de proteína animal. A quantidade de proteína por porção varia de 30 a 35 gramas dependendo do peixe, sendo melhor absorvido pelo organismo pela qualidade dos aminoácidos essenciais contidos nestas proteínas e a associação com outros importantes nutrientes presentes em sua composição.

 

Fácil de preparar

Peixes são proteínas de fácil preparo: no forno, grelha ou frigideira, a receita não levará mais do que 20 minutos para ficar pronta. Além de serem versáteis: grelhado, no forno com legumes, cozido, frito e empanado o peixe fica delicioso.

 

Vitaminas essenciais

Ricos em vitaminas D, nutriente essencial para a saúde dos ossos, metabolismo, coração e sistema imunológico, os peixes considerados “gordos” tem maior concentração do nutriente. A vitamina B12 também é encontrada em abundância nos  peixes, nutriente essencial que previne e combate a anemia, além de ajudar a metabolizar a gordura no organismo.

 

Minerais para o bom funcionamento

Aumenta a produção de ferro no organismo, evitando anemia e fadiga, rico em cálcio, importante na formação e saúde de dentes e ossos, rico em iodo, nutriente essencial para o crescimento e equilíbrio hormonal, além de conter fósforo e cobalto, minerais fundamentais para o organismo - uma farmácia gastronômica!

 

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: