10 receitas de leite vegetal caseiro deliciosas!

Publicada em: 31/05/2019 16:53

Os leites vegetais são uma ótima alternativa para os diferentes estilos de vida e/ou restrições alimentares. Para quem busca uma alimentação livre de origem animal, como a vegana, ou então quem tem intolerância ou alergia à lactose, os leites vegetais são as melhores opções. No mercado, existem uma grande variedade de sabores de leites vegetais, mas o preço elevado torna o produto pouco consumido.

Para fazer economia e garantir um leite vegetal de qualidade para consumo diário, os leites vegetais caseiros são a melhor opção! Com diferentes tipos de ingredientes é possível fazer seu próprio leite com castanhas, grãos e até tubérculos. Os leites podem ser consumidos puros, com café, achocolatado e até em receitas. Pode-se fazer adoçado, saborizado ou puro, como manda o seu gosto!

Melhores receitas de leites vegetais

Leite de Linhaça

O leite de semente de linhaça é um dos mais econômicos e nutritivos. A semente é fonte de ômega 3 e 6, fibras e vitaminas, aliados à saúde do coração. Para fazer o leite, pode serem usadas a semente marrom e a dourada, que possuem os mesmos benefícios. O leite possui sabor neutro, podendo ser usado em receitas doces ou salgadas. 

Veja a receita

Leite de Gergelim

Rico em cálcio, a semente de gergelim possui 9 vezes mais cálcio que o próprio leite de vaca. Outra vantagem é o magnésio, vitaminas e proteínas. A semente também reduz o colesterol ruim. Para o leite, pode-se usar tanto a semente preta quanto a branca, em suas formas cruas. Caso o gergelim seja torrado, o sabor do leite será mais acentuado. 

Veja a receita

Leite de Amendoim

Leite de Amendoim

Econômico, delicioso e nutritivo, o leite de amendoim é um dos melhores custos benefícios. Rico em proteínas, fibras e gorduras, o leite de amendoim também é aliado da saúde do colesterol. O preparo pode ser feito com o amendoim cru, com casca mesmo, ou amendoim torrado sem pele e sem sal. Quando torrado o sabor fica mais acentuado de amendoim, mas é delicioso em preparos de receitas doces. Veja a receita!

Veja a receita

Leite de Semente de Melão

Economia e zero desperdício nessa receita de leite de semete de melão. Não jogue fora as sementes do seu doce melão: elas possuem vitaminas A, B12, além de fibras e proteínas. Seu sabor é suave, ideal para qualquer tipo de receita. 

Veja a receita

Leite de Inhame

Fácil de fazer, o leite de inhame é ótima alternativa para quem busca um leite espesso. Muito nutritivo e cheio de benefícios, o leite sempre foi muito consumido na região Nordeste, mas se popularizou graças a alimentação vegana. O leite é feito com o tubérculo cru, e é ótimo para ser consumido durante a TPM feminina, além de controlar o açúcar no sangue. 

Veja a receita

Leite de Semente de Girassol

Leite de Linhaça

O leite de semente de girassol é excelente fonte de nutrição. É rico em gordura saudável, cálcio, magnésio e antioxidante contra o envelhecimento precoce. O leite também possui sabor neutro e é delicioso! 

Veja a receita

Leite de Arroz Integral

O leite de arroz integral é um pouco mais demorado que os demais, mas o resultado vale a pena. O leite fica suave, saboroso, além de nutritivo. É também a partir do leite de arroz que se faz o creme de leite de arroz, muito utilizado na culinária. 

Veja a receita

Leite de Amêndoas

Leite de Amêndoas

Sabor delicado e saboroso, o leite de amêndoas é uns dos mais comercializados nos mercados. Mas nada como a versão caseira para garantir a qualidade de todos os nutrientes, como proteína, fibra, vitamina E e potássio. É, sem dúvida, um dos queridinhos!

Veja a receita

Leite de Castanha do Pará

Fonte de selênio, com alta ação antioxidante, o leite de castanha do Pará tem baixo índice glicêmico e é ótimo para diferentes estilos de alimentação. Seu sabor é suave e, de quebra, ao fazer o leite você tem a opção de fazer biscoitos e bolos com o resíduo super nutritivo da castanha! 

Veja a receita

Leite de Coco

Rico em território nacional, o leite de coco é ótimo para a saúde da pele, corpo e cabelo. Rico em magnésio, potássio e gordura boa, o leite de coco pode ser feito mais ou menos espesso, para receitas ou para consumo. Seu sabor é suave e levemente adocicado. 

Veja a receita

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: