Categorias
Cardápios

10 receitas de comidas folclóricas brasileiras

Você sabia que dia 22 de agosto é o Dia do Folclore? Essa data foi criada para celebrar e valorizar as manifestações folclóricas no Brasil, que reúnem tradições, culturas e, claro, comida! Como o Brasil é rico em diversidade, com o folclore não é diferente. Cada região tem suas histórias e receitas, que retomam as origens do nosso país e mostram suas identidades.

Toda vez que comemos uma comida típica de alguma região, estamos comendo algo que faz parte do folclore brasileiro e, para comemorar esse dia tão importante, o CyberCook selecionou 10 receitas de comidas típicas do folclore para você conhecer ainda mais a nossa cultura!

Região Nordeste

Acarajé, Vatapá, Caruru… o pensamento já foi parar na Bahia? E o bolo de rolo? Os ares de Pernambuco logo vêm também! Essas quatro comidas deliciosas são exemplos de comidas típicas do Nordeste e, consequentemente, comidas folclóricas! Você já tentou fazê-las em casa? Aproveite o dia e tente!

Acarajé com vatapá e caruru

Acarajé com vatapá e caruru

Consulte a receita

Bolo de Rolo

Bolo de Rolo

Consulte a receita

Região Norte

Para a região Norte, selecionamos dois pratos muito famosos por lá! A primeira receita é feita com um peixe característico da região, o Pirarucu. Ele é um dos maiores peixes de água doce e é utilizado em diversas receitas. Já o Jambu, é uma erva típica do Norte do Brasil, e é mais utilizada com o tacacá e o tucupi.

Tucupi é um tipo de caldo amarelo, extraído da raiz da mandioca. Depois de preparado, ele é cozido com temperos e então vira o tucupi. Você consegue encontrá-lo em diversos pratos da região Norte, principalmente em receitas de Pato no Tucupi, que foi a receita escolhida para você tentar em casa!

Escondidinho de Pirarucu com Jambu

Escondidinho de Pirarucu com Jambu

Consulte a receita

Pato no Tucupi

Pato no Tucupi

Consulte a receita

Região Centro-Oeste

O frango com pequi foi selecionada para essa lista por ser um dos pratos mais conhecidos e saborosos do Centro-Oeste! O pequi é o fruto do Pequizeiro, muito apreciado não só na região Centro-Oeste, mas também no Nordeste e norte de Minas Gerais. Contudo, para apreciar essa frutinha de sabor único e peculiar é preciso cuidado, já que seu caroço possui diversos e minúsculos espinhos, que podem machucar sua boca. Então é recomendado que ao invés de morder, roa o caroço.

Já o empadão goiano representa a culinária de Goiás. Com diversos recheios, esse prato feito com farinha de trigo, azeite, ovos e sal é consumido há várias gerações nessa região, principalmente em datas festivas, como prato principal.

Frango com Pequi

Frango com Pequi

Consulte a receita

Empadão Goiano com Guariroba

Empadão Goiano com Guariroba

Consulte a receita

Região Sul

Na região Sul há muita influência europeia, devido a grande quantidade de imigrantes que começaram a habitar essa região muitos anos atrás. Por isso, é muito comum encontrar comidas típicas que tenham tido como referência pratos alemães, italianos, holandeses etc.

A receita de joelho de porco é de origem alemã e pode ser feito assado, cozido ou frito. Nós separamos essa versão com batatas, porque combinação melhor não há! E o arroz carreteiro não fica pra trás! Esse prato começou a ser preparado quando os tropeiros iam para outras cidades vender charque. Como não tinham como armazenar os alimentos e costumavam carregar apenas uma panela, essa receita surgiu! O arroz carreteiro continua sendo um dos pratos favoritos da região, além de ser muito gostoso e nutritivo.

Joelho de porco com batatas

Joelho de porco com batatas

Consulte a receita

Arroz Carreteiro Completo

Arroz Carreteiro Completo

Consulte a receita

Região Sudeste

Você já comeu pastel de angu? Essa comida folclórica da região Sudeste foi criada por escravas durante o século 19, em Minas Gerais, e continua sendo apreciada até hoje! Com diversos recheios, a massa é muito simples de fazer, usando como base o fubá. Veja na receita como é fácil!

O virada à paulista tem história parecida com a do arroz carreteiro, já que surgiu também por conta das longas viagens que os bandeirantes faziam. Esse prato combina feijão refogado com farinha, carne suína, banana empanada, arroz, torresmo, ovo e linguiça! Uma refeição completa!

Pastel de Angu

Pastel de Angu

Consulte a receita

Virado à Paulista

Virado à Paulista

Consulte a receita

Gostou das nossas dicas de comidas folclóricas? Faça em casa e celebre nossa cultura!