Vatapá

diet
sem glúten
sem lactose

0

Tempo de preparo

1h0

Porção

22 porções

Cifrão

Valor por porção

R$2,77

Informação nutricional

Valor nutricional

271,88 kcal

Polly Brunn

Receita enviada por Polly Brunn

Em 12/04/2013

Ingredientes

Como Fazer

  • 1. Limpe os camarões seco, tirando as caldas e as cabeças.

  • 2. Bata no liquidificador todos os ingredientes, exceto o,leite de coco, até formar um creme.

  • 3. Passe o creme para uma panela e acrescente um pouco de sal.

  • 4. Cozinhe em fogo médio mexendo o tempo todo para não embolar.

  • 5. Quando estiver quase cozido coloque gotas do dendê, somente o suficiente para dar cor e sabor ao vatapá.

  • 6. Em seguida continue mexendo até quando estiver desgrudando do fundo da panela.

Logo Carrefour

Sobraram ingredientes?

Nós te ajudamos a encontrar novas receitas:

Selecione os ingredientes que sobraram:

Dicas

Recomendamos pra você
Comentários
Ana Cláudia Pereira

Aprendi que o verdadeiro vatapá é feito com pão francês dormido, foi assim que aprendi com a minha vó e minha mãe.

Paula Sousa

Paula Sousa

14/06/2020

Quem testou essa receita? Pq com 1 litro de leite pra 3 ficar as de farinha mais os outros ingredientes q são sólidos ja vira um pirão mesmo antes de cozinhar. Se pudesse daria 0 estrela

CyberCook

CyberCook

16/06/2020

Oi Paula? Essa é uma receita autoral mas pode apresentar diversas versões por ser tradicional e bem familiar. Temos outras receitas de Vatapá bem gostosas que podem atender o que você procura. Depois nos conte qual escolher e como ficou :) Abraços.

Maria Fernanda Alves Guimarães

Muito boa essa receita de vatapá. E dando um pitaco cultural, todas as receitas tradicionais têm suas variações. Minha tia baiana (de família muito tradicional) sempre engrossou vatapá com pão. A família Caymmi engrossa com fubá -- está na letra da canção 'Vatapá' de Dorival.

CyberCook

CyberCook

11/03/2019

Oi Maria Fernanda, tudo bem? Obrigada pelo seu comentário =) Sim, qualquer receita pode sofrer variações na preparação dependendo da região do Brasil! Adoramos suas ideias de engrossantes, são super interessantes! Nos envie uma foto do seu Vatapá para postarmos no site e nas redes sociais! Abraços,

Demoval Soares

Demoval Soares

25/07/2017

O verdadeiro Vatapá baiano é esse feito com a farinha de mandioca e não com pão ou farinha de trigo como muitos postam como o "verdadeiro vatapá baiano"

Polly Brunn

Polly Brunn

05/06/2018

obrigada pelo comentario. Esta é uma receita de familia passada por gerações :)

RARIDADE Restaurante

Alguns pesquisadores creditam para lá sua origem e há variações da receita da Bahia: ausentam-se o amendoim e o dendê e, em vez do fubá, da farinha de arroz ou do pão, sua base é a farinha de mandioca. Eu posso confirmar porque meu Bisavô era escravo passei minha infância visitando meus avós e a casa deles era uma antiga Senzala e foi lá que conhecir VATAPÁ feito no pilão de madeira todos ingredientes machucados até ficar uma farinha ....misturava-se todos ingredientes secos ainda usava licuri uma espécie de coquinho pequeno e lasca de bacalhau ...quando terminava ralava coco seco colocava água e espremia com um tecido fino para ter leite de coco... Melhor Vatapá "Pensando onde que escravo comia pão !".

Polly Brunn

Polly Brunn

05/06/2018

Que interessante,obrigada por compartilhar esse fato conosco. Bjs

Gustavo

Gustavo

30/08/2016

O gosto ficou muito bom mas, tive que adicionar o triplo do leite de coco. Só com a quantidade da receita a massa que saiu do processador para panela mal conseguia ser mexida de tão seca. Da próxima vez tentarei a mesma receita mas, com 2 xícaras de farinha de mandioca (ao invés de 3) e 2 litros de leite de coco ( ao invés de apenas 1). Fora isso, sabor ótimo e ponto fácil.

Polly Brunn

Polly Brunn

05/06/2018

São 3 xícaras de chá pequena ou 1 e meia da grande, tente novamente e nos conte como ficou. Bjs

Elisângela Nunes Azevêdo

Fiz hoje pela primeira vez e todos aqui em casa gostaram. Na verdade nem perceberam a diferença pois a farinha ficou bem cozida.

Polly Brunn

Polly Brunn

05/06/2018

Que bom fico muito feliz que tenham gostado. Bjs

MARCIA MORAES

MARCIA MORAES

01/02/2015

Na minha familia (sou de Salvador) fazemos assim o vatapa fica maravilhoso. a primeira vez q vejo uma receita igual a q nos fazemos. (nos colocamos cebola tbm) Marcia

Polly Brunn

Polly Brunn

05/06/2018

Oi Marcia,obrigada pelo seu comentario. Eu tambén sou de Salvador e a minha familia é toda baiana esta receita vem sendo passada de gerações :) Bjs

Edinalva

Edinalva

28/08/2013

Sou baiana, tenho 37 anos e nunca ouvi falar de vatapá com farinha de mandioca. O VERDADEIRO vatapá é feito com pão. Mas não custa nada experimentar.

Carlos Camilo

Carlos Camilo

09/12/2013

Senhora, tenho 59 anos, sou pernambucano e viví minha infância toda em Feira de Santana. Sempre participei das comidas de SANTO (carurú de 7 meninos etc.) e sempre estava presente na cozinha olhando os mais velhos prepararem as comidas. Me desculpe, nunca ví eles usando o pão como ingrediente do vatapá, ví sim, usarem a FARINHA de MANDIOCA, o camarão sêco,o amendoim a castanha de cajú, sendo pilados no velho e tradicional pilão de madeira. Sugiro que a senhora consulte os mais IDOSOS com relação as receitas tradiconais e maravilhosas do seu estado.Respeito quem prefere o PÃO, porém eu ainda prefiro o trdicional, com a FARINHA DE MANDIOCA.

josenilda araujo

PODE CRE AMIGA , EU TB SOU BAIANA Y NUNCA FIZ , NEM COMI VATAPA COM FARINHA DE MANDIOCA, SEMPRE FIZ COM PAO ... MAS...... NAO CUSTA NADA EXPERIMENTAR!!! KAKAKAKAKA, UN ABRAÇO

Alda Silva dos Santos

Edinalva, o Camilo tem razão. O vatapá dos antigos e melhor de todos que sempre ví minha vó e mãe fazerem era desse jeito, maravilhoso!!!

camila

camila

16/02/2018

O Carlos tem toda a razão, o legítimo tem como base a farinha de mandioca, até porque o pão não era tão acessível na Bahia naquele tempo.

Fabi

Fabi

05/08/2013

Fiz e recomendo, a massa fica uma maravilha!