Novidades

Sucos e Smoothies

Para as férias de verão, nada melhor do que combinações que proporcionem energia e bem-estar. O melhor de tudo é que você pode encontrar esses benefícios não somente nos alimentos, mas sim em bebidas refrescantes, como sucos de frutas ou smoothies, vendidos até em redes de fast food ou junk food para substituir os refrigerantes. “Trata-se de uma versão mais light do milk-shake. É uma bebida mais encorpada e cremosa, pois é feita com sucos de frutas combinados com frozen iogurte ou sorbet”, explica a nutricionista Fernanda Aricó, da rede Wraps.

Segundo a nutricionista, os smoothies são ricos em vitaminas e sais minerais e possuem baixíssimo teor de gordura (smoothies de manga, banana, abacaxi e coco). Mas só perdem para os sucos quando se fala em durabilidade: devem ser consumidos rapidamente, pois derretem como um sorvete.

Entre os mais pedidos do Wraps está o Hawai, preparado com morangos frescos batidos, frozen iogurte light e sucos naturais de abacaxi e laranja, o Long-Island, com blueberries, amoras, suco de pêssego e sorbet de limão, além do mais recente Zanzibar, que combina manga, banana, chá preto gelado diet e sorbet de limão.

A mistura cremosa é apenas um dos exemplos de como os sucos ganharam novas versões ao longo do tempo. Além de surgirem combinações inesgotáveis de cores e sabores a partir das frutas, hoje em dia também é possível adicionar ingredientes diversos. Entre eles os boosts, suplementos alimentares que incrementam os sucos e tem diversas funções, como, por exemplo, combater os envelhecimento de radicais livres, aumentar a massa muscular e até auxiliar na circulação sanguínea.

“Para este verão elaboramos um cardápio conforme a necessidade da pessoa. Para quem quer energia, indicamos alimentos com fibras, entre eles, linhaça e aveia, e pó de guaraná. Se a intenção é ter boa memória, a boa pedida é o ginseng (extrato de ervas)”, explica Marisa Domenico, sócia da Mango Smoothies, que já tem no cardápio 13 versões, sendo Mango Passion e Power Fusion os preferidos.

Já a Cenia Salles, proprietária do paulistano Empório Siriuba, recomenda condimentos, hortaliças e ervas. “Primeiro foi a hortelã, agora também usamos manjericão, salsinha e erva-cidreira. Até incluímos a couve-flor na receita samba de raiz”, diz

A clorofila também virou febre no Empório Siriuba. Apesar de não ter sabor é muito nutritiva pela rica concentração de vitaminas A, B, C e E. Por esta razão, Cenia costuma misturá-la com água de coco para “limpar o organismo”.

É pensando justamente em manter a qualidade e propriedade das frutas ou ingredientes adicionais que a casa utiliza somente usa produtos orgânicos. Sendo assim, o cardápio varia conforme a oferta. Mas para conseguir a maior variedade possível, Cenia mantém contato com seis sítios do interior paulista e visita todos os sábados a Feira do Parque Água Branca, que comercializa produtos certificados pela Associação de Agricultura Orgância (AAO). “Nos solos saudáveis, as frutas crescem e desenvolvem o seu genuíno sabor e aroma”, explica.

No Bolado´s, o gengibre está em diversas combinações da casa, 40 ao todo. Coco com uva e melancia com limão estão entre as mais pedidas, porém a casa também é conhecida pela rica variedade de frutas do norte e nordeste, como, mangaba, cajamanga, seriguela, cajá e tamarindo.

Dicas

Mas não é toda fruta que pode virar suco. As sementes da romã são amargas, por isso não vale a pena bater a fruta com água. Já a lichia, a cereja e a atemóia (parecida com a fruta-do-conde), podem render bons refrescos. Basta ter cuidado na hora de retirar os caroços. A lichia deve ser aberta com uma faca. Para que a semente saia com facilidade é só espremer. Já a cereja e a atemóia devem ser somente agitadas três vezes no liquidificador para que o caroço se solte.

Comente e compartilhe com os amigos do Cook Club!

Dê sua avaliação

Vídeos - Como Fazer