Sopas Geladas


Tempo de calor, sol, praia... e de uma alimentação mais leve e saudável, sem dúvida! Nada melhor do que as sopas geladas. Pratos que, além de alimentar, refrescam.
 
Entre as versões mais originais estão aquelas que combinam beterraba com iogurte e menta, cenoura com laranja, hortelã ou melão com sherry, etc. No entanto, a tradicional européia vichyssoise não sai do cardápio dos restaurantes e ainda recebe novos sabores e apresentações.

Habituados com um verão mais ameno do que o nosso, russos e espanhóis também descobriram faz tempo os benefícios da sopa fria para a saúde e o paladar. O borscht é um prato típico dos camponeses russos feito com beterraba e creme de leite azedo. Já os espanhóis, por exemplo, não abrem mão de uma tigela de gazpacho, palavra de origem árabe que significa pão ensopado.

Uma delas, em especial, me chamou atenção, justamente pela falta de conhecimento sobre sua existência: a japonesa. Hiyashi Somem, um macarrão de sêmola de trigo gelado, especialmente preparado para os dias de calor do forte verão oriental. Veja essa e mais receitas especiais no meu blog da comunidade.

Até a próxima!



Matéria assinada por:
Chef Rodrigo Anunciato
Formado em gastronomia pelo Senac e Professor de Gastronomia na Universidade Católica de Santos.

Comente e compartilhe com os amigos do Cook Club!

Dê sua avaliação

Vídeos - Como Fazer