Vaca Atolada

Avalie!
4.5 73
73
Adicionar ao livro Envie uma foto desta receita!
A vaca atolada é uma receita tipicamente mineira mas que agrada a todos os gostos. A combinação da mandioca com o molho da costela é um verdadeiro espetáculo!
Ingredientes
  • 1 kg de costela de boi
  • 2 unidade(s) de cebola picada(s)
  • 6 dente(s) de alho picado(s)
  • 2 tablete(s) de caldo de carne
  • quanto baste de Óleo de soja
  • 800 gr de mandioca em pedaços grandes
  • quanto baste de cheiro-verde picado(s)
Como fazer

Tempere a carne com alho e sal. Coloque no fogo, em uma panela de pressão sem a tampa, o óleo e vá colocando aos poucos a carne para dourar. Se você achar que irá ficar muito cheia a panela, frite metade, reserve e depois frite a outra metade. A carne deve ficar bem dourada, bem fritinha, mas não deixe queimar. Isso é muito importante, que ela fique bem dourada por todos os lados. Depois disso, adicione a cebola e o alho para dar uma dourada, sempre mexendo. Coloque os dois cubos de caldo de carne Ponha água na panela, cobrindo as carnes para cozinhar em pressão. Feche a panela de pressão. Quando começar a chiar, deixe cozinhar por 40 minutos. Cozida a carne, coloque a mandioca em pedaços, para cozinhar dentro da panela. Se precisar, coloque um pouco de água. Se a mandioca custar para cozinhar, jogue, sem medo, bastante água para dar um "susto" nela, que ela cozinha. O caldo da costela vai ficar um pouco mais grosso. Fique sempre perto para ver se não precisa de mais água para evitar grudar o fundo da panela. Na hora de servir pode ser adicionado à panela, bastante cheiro verde picado.


Veja outra receita em Vídeo
Vaca Atolada
Vaca Atolada
Vaca Atolada
Vaca Atolada

Vídeos relacionados:

Você também pode gostar ...

Avalie!
4.5 73
73
Adicionar ao livro Envie uma foto desta receita!
Este comentário foi relevante? 6

vaca atolada


Sempre comento com apreciadores sobre o desengorduramento da costela que consiste em: Após cozida a costela, retira-se do fogo e adiciona-se uma forminha de gelo ao caldo; com o resfriamento há a separação das placas de sebo/gordura, facilmente retiradas com uma colher. Em seguida retorna-se ao processo descrito na receita. (As artérias agradecem)

marcus lima - em 19/06/2009
Este comentário foi relevante? 5

Receita muito boa! Substitui a costela por patinho com osso e ficou muito bom.

Para ajudar a cozinhar a mandioca eu a coloquei na panela de pressão após o carne estar cozida e completei com água (conforme a receita) só que tampei a panela, o que acelerou o cozimento e deixou a carne quase desmanchando parecendo um barreado .

canedo - em 22/09/2006
Este comentário foi relevante? 4

Esta receita realmente é muito boa, mas para ficar melhor ainda eu acrescentei dois tomates sem pele picados após refogar as cebolas e alhos; então coloquei a água fervente com dois caldos de carne e duas folhas de louro; coloquei também uma pimenta dedo de moça picada e um pouco de pimenta do reino moída na hora. No final, fiz uma correção de sal, ficou maravilhosa... Experimentem!

Dalvinha - em 08/08/2008
Este comentário foi relevante? 2

elogios


Estas receitas de Cyber Cook sao fantásticas. Tenho feito algumas e sempre foram aprovadissimas. Maria apparecida rio de janeiro

maria apparecida reis da silva - em 13/03/2013
Este comentário foi relevante? 2

Maravilha!!!


A primeira vez que fiz, receita maravilhosa!!! Acrescentei tbm tomates sem pele. Simplesmente deliciosa!

Patricia Barros - em 10/09/2012
Este comentário foi relevante? 1

Os gringos amaram!


Estava procurando algo bem brasileiro pra fazer aqui nos EUA, que não fosse feijoada. Lembrei da vaca atolada e encontrei essa receita maravilhosa. Aqui eles amaram! E a dica de dar o "susto" na mandioca foi muito útil, já que a mandioca aqui era mais difícil de cozinhar. Recomendo demais!

Camila Monroe - em 21/01/2013
Este comentário foi relevante? 1

Fiz a receita vaca atolada e todos que comeram inclusive eu gostamos muiiiiitooooooo, parabéns!!!!!!

João Pedro Morande - em 18/12/2012
Este comentário foi relevante? 1

FORMIDÁVEL


ACABEI DE PREPARAR ESTA COSTELA AQUI EM BOTUCATU, EM MEIO DO FRIOZINHO DA CUESTA E AO SOM DAS MULHERES DE HOLLANDA RSRS TUDO DE BOMMMM

Negra - em 27/05/2011
Este comentário foi relevante? 1

BOA DEMAIS


QUANDO FAÇO EM CASA NÃO SOBRA NADA!!!!!!!!!! SÓ QUE EM VEZ DE COSTELA FAÇO COM OSSOBUCO, BACON E CLARO PIMENTA. FINALIZO COM COENTRO POIS DÁ UM SABOR MUITO ESPECIAL. FACIL DE FAZER E PARA COMER COM ARROZ BRANCO É O IDEAL. AMOOOO!

aninha - em 01/05/2011
Este comentário foi relevante? 1

Vaca atolada Mineira- Caseiro e Delicioso


Sabor maravilhoso, de preparo fácil.Parabéns

Sandra - em 06/02/2011