Início

Receitas

Sopas

Tacacá

Tacacá

sem glúten
sem lactose

0

Tempo de preparo

1h0

Porção

9 porções

Cifrão

Valor por porção

R$0,00

Informação nutricional

Valor nutricional

233,53 kcal

Antonio Roque Pricoli Bueno

Receita enviada por Antonio Roque Pricoli Bueno

Em 22/04/2022

Ingredientes

Como Fazer

  • 1. Numa panela, coloque o tucupi, o alho, a chicória, o sal e a pimenta. Leve ao fogo alto e deixe ferver. Abaixe o fogo, tampe a panela e cozinhe por cerca de 10 minutos. Enquanto isso, em outra panela, coloque as folhas de Jambú, cubra com água e cozinhe até os talos ficarem macios. Tire do fogo e escorra bem. Lave os camarões secos em água corrente, coloque numa panela, cubra com água, leve ao fogo alto e deixe ferver. Tire do fogo e descarte as cabeças e cascas dos camarões. Coloque o polvilho e 4 xícaras de água numa panela, misture, leve ao fogo alto e cozinhe, mexendo sempre até obter um mingau transparente. Em cubas individuais, distribua o tucupi quente, o mingau de polvilho, as folhas de Jambú e os camarões. Leve imediatamente à mesa.

Logo Carrefour

Sobraram ingredientes?

Nós te ajudamos a encontrar novas receitas:

Selecione os ingredientes que sobraram:

Recomendamos pra você
Comentários
samanta

samanta

05/05/2013

eu samanta sou carioca mas adoro comidas que sao do norte , adoro tacaca,boinhao de dois, pato no tucupi, acarajé,etc... todas essas comida nao tem nota porq e muito delicioza se eu fosse dar uma nota seria 1000 mil.....

Adriana Marquezinho

Tacacá realmente é uma delícia, faço praticamente todos os dias aqui em casa. Quando não tem jambú, faço com espinafre e mesmo assim fica uma delícia. Parabéns, essa receita merece milhões de estrelinhas, me dá água na boca só de pensar.

maria

maria

25/01/2012

Sou do Pará e adoro tacacá.

breno

breno

31/08/2011

Amei a receita, parabéns *_*

michelle

michelle

23/06/2011

Amei a receita, foi ótimo!

Flor Monteiro

Flor Monteiro

30/01/2010

Fiz a receita do Tacaca e adoreeeeeiiiiiiiiiiiii. As receitas do Norte são uma delicia. Aprendi a fazer algumas coisas em Manaus.

Josemeri Hang

Josemeri Hang

18/06/2008

Sou de Curitiba, e semana passada fui a uma feira de inverno que temos aqui, nesta tem comida de todas as regiões do Brasil. Tive o prazer de provar esse prato tipico do Pará e ache maravilhoso. Agora com a receita vou tentar fazer em casa. Contarei o resultado a vcs!

João Alberto

João Alberto

28/01/2008

Prato típico do Pará, o tacacá é a iguria regional que mais aprecio. Fico feliz por ver este tão saboroso prato nos sites de receita da web, porém, sempre com alguns errinhos, como por exemplo o de tirar a casca do camarão. Aqui em Belém, nao se encontra ( ao menos nunca encontrei) tacazeira que prepare a iguaria tirando a casca do camarão. Na hora de colocar o tucupi na panela nao se põe a pimenta pra ferver junto; ela é usada pra dar um gostinho a mais quando ela ja estiver servida na cuia, tem gente que nao gosta de pimenta ou tem alergia. Realmente, o tacacá deve ser preparado ao gosto de quem vai tomar, mas só para esclarecemento: o tradicional é com a casca, a pimenta é ao gosto e deve ser servido numa cuia, indo embaixo( o primeiro a ser posto na cuia) um pouquinho de tucupi, depois a goma,por cima da goma uma maior quantidade de tucupi os camarões e o jambú. O jambú é um ingrediente especial. Quando se termina de tomar uma cuia de tacacá sente-se a boca dormente, efeito esse gostoso e proporcionado pelo jambú. Apreciem a receita, pois o prato é muito bom. Beijosss

elaine oliveira

elaine oliveira

01/07/2007

Pra quem nunca provou, não sabe o que tá perdendo. Sabor único, picante, delicioso. é preciso tempo pra quem não é do norte, mas depois que aprende a gostar, não se esquece mesmo depois que se muda de Manaus. Saudades. Já tive acesso a todos os ingredientes, até o tucupi, menos o jambu.