Salada Mista de Folhas

Avalie!
4.5 22
22 avaliações
Você se lembra de já ter ouvido falar que fulano fez uma salada, no sentido de ter feito uma mistura danada? Pois assim é que devem ser as saladas mistas. O sabor de uma verdura complementa a da outra. Quanto mais misturar, melhor a sua salada. Ao adquirir as verduras, prefira trazer uma variedade maior, ainda que em menor quantidade de cada tipo.
Ingredientes
  • 2 folha(s) de alface lisa
  • 1/2 xícara(s) (chá) de agrião
  • 2 folha(s) de rúcula
  • 2 folha(s) de escarola
  • quanto baste de tomate em rodelas
  • quanto baste de cebola fatiada(s)
  • quanto baste de sal
  • quanto baste de azeite
  • quanto baste de vinagre branco
  • quanto baste de salsinha picada(s)
Como fazer

Lave bem as verduras em água corrente. Deixe-as de molho por dez minutos em 2 litros de água com 2 colheres de sopa de vinagre. Escorra-as e deixe num escorredor para secar bem. Coloque tudo numa travessa e tempere com sal, azeite e vinagre, ou o molho de sua preferência.

Dicas:
Lógico que não precisa colocar todas as verduras indicadas, mas tente, ao menos, juntar dois ou três tipos diferentes, variando sempre.

Escolha a alface nova, bem fresca, com o centro bem fechado. Para limpar, solte as folhas e lave uma por uma. Coloque as folhas de molho em água e vinagre (uma colher de sopa de vinagre para cada litro de água) por 10 minutos. Escorra e seque no escorredor. Conserve-a em geladeira, antes de lavar por até 5 dias, antes de serem lavadas.

Compre os pepinos com a casca bem verde e lisa. Os pepinos japoneses podem ser descascados ou não, fica a seu critério. Se não for descascá-los, lave-os bem. Os nutrientes que facilitam sua digestão, entretanto, encontram-se na casca. Guarde-os em sacos plásticos na geladeira por até uma semana.

Escolha os rabanetes sem rachaduras, de casca fina e lisa, bem firmes e sem manchas na casca. Empregue-os descascados, retirando-lhes as folhas e os talos e lavando bem, antes de descascar. Guarde-os com os talos, mas sem as folhas, dentro de sacos plásticos na geladeira por até uma semana.

Chicória e escarola são a mesma coisa. Compre-as de folhas bem verdes e talos claros. Coloque em sacos plásticos e guarde na geladeira por até quatro dias. Para limpar, corte a base do talo, separando as folhas e lave sob água corrente, uma por uma. Coloque as folhas de molho em água e vinagre (uma colher de sopa de vinagre para cada litro de água) por 10 minutos. Escorra e seque no escorredor.

Para saladas, prefira os tomates bem firmes e maduros, lisos e brilhantes. Lave-os bem, antes de usar e deixe-os de molho em água e vinagre (uma colher de sopa de vinagre para cada litro de água) por 10 minutos. Guarde em sacos plásticos, na geladeira, por até uma semana.

Vídeos relacionados:

Você também pode gostar ...

Avalie!
4.5 22
22 avaliações
Este comentário foi relevante? 0

Faço sempre!

Zynha - em 27/08/2013
Este comentário foi relevante? 0

geral prático


muito boa a receita

RO CORRÊA - em 10/08/2013
Este comentário foi relevante? 0

ameiiiiiii


vcs estão de parabenssssss tudo muito bom

sim - em 31/05/2013
Este comentário foi relevante? 0

saladas


Todos esses tipos de salada são ótimos.

Se quiser uma coisa mais suave,use sal de ervas e azeite.

Muito bom!

Santininha - em 17/05/2013
Este comentário foi relevante? 0

saladas


esta salada é muito boa pra saúde gostaria de receber mais receita para postar na minha página do facebook forte abraço amigos e amigas que postam estas lindas receitas!

Paulo Bigode - em 05/05/2013
1 Resposta
Resposta do CyberCook Paulo, bom dia!

Para receber receitas e dicas culinárias, basta se cadastrar em nosso site, clicando no link "cadastre-se", localizado ao topo da página inicial, no canto direito.

Aguardamos você para fazer parte do nosso CookClub!

Abraços,

Equipe CyberCook
Este comentário foi relevante? 0

excelentes dicas com relaçao ao pepino eu nao sabia

cleonunes - em 14/04/2013
Este comentário foi relevante? 0

preciso me anomar a cozinhar


simples e bom ,

flavia maria - em 23/03/2013
Este comentário foi relevante? 0

Saladas!!!!!


Olah pessoal!!!! Olhe bem para este prato de saladas!! Nao tah apetitosoooo? Coloque variedades de folhas que vc goste e regozije. bom apetite.

dedee - em 19/03/2013
Este comentário foi relevante? 0

deixar as folhas de molho


Vocês ficam dizendo pra deixar as folhas de molho em 1 litro de água com uma colher de vinagre??? Pra que?? O vinagre não tira os clori-fomes fecais?????

O certo não seria 01 colher de água sanitária em 1 litro de água por 15m???

Suzane Silva Oliveira - em 12/03/2013
2 Respostas
Resposta do CyberCook Prezada Suzane

Boa tarde!

O vinagre, a água sanitária e o hipoclorito de sódio são usados para higienizar as verduras. A água sanitária e o hipoclorito de sódio matam as larvas e bactérias. Já o vinagre não mata as larvas, ele faz apenas com que elas soltem das folhas.

Quem não gosta do cheiro da água sanitária pode usar os outros produtos.

Abraços

Equipe Cyber Cook
Resposta de Denise Aracaju - 31/03/2013 Minha mãe sempre usou vinagre por não conhecer o mecanismo do hipoclorito. Bem, não temos verminoses! Melhor soltar as larvas das folhas com o vinagre e lavá-las em água corrente a não usar nada e ficar doente... Importante também é lavar as mãos antes de preparar qualquer prato. E, deixar a cozinha longe de moscas, baratas e formigas que carregam em suas "patinhas" protozoários como ameba e giárdia.
Este comentário foi relevante? 0

Maravilha!!! Faco a cada dia um tipo de salada.

foguete - em 22/01/2013