massa sequinha para tortinhas doces ou salgadas

Avalie!
1.5 9
9
Envie uma foto desta receita! Adicionar ao livro
Ingredientes
  • massa doce
  • 300 gr de trigo
  • 1 colher de açucar de baunilia
  • 1 colher de açucar
  • 1 pitada de fermento em po
  • massa salgada
  • 300 gr de trigo
  • 1 sache de caldo de legumes em po
  • 1 pitada de sal
  • 1 pitada de fermento em po
  • 1 vasilia grande com agua morna
  • forminhas de tortinhas untadas com mantega
Como fazer
  1. massa doce numa vasilia coloque o trigo,açucares e fermento, misture bem, se for com massa salgada faser a mesma coisa. pegue a forminha e passe na agua, escorra, encha com o trigo,tire o escesso,passe na agua, escorra e passe no trigo, faça esse proscesso, por 8 veses,massa fina, 12 veses,massa media,15 veses massa grossa, tire a masinha que se forma nas laterais, apos asse ate dourar.
pode-se ser congeladas apos assadas, por ate 90 dias. somente rechear quando for servir, e nao usar recheios liquidos, elas ficao igual as forminhas compradas no supermercado pra aperitivos.
que alias sao caricimas.


massa sequinha para tortinhas doces ou salgadas
massa sequinha para tortinhas doces ou salgadas

Vídeos relacionados:

Você também pode gostar ...

Avalie!
1.5 9
9
Envie uma foto desta receita! Adicionar ao livro
Este comentário foi relevante? 1

Abatumada está correto...


Segundo o dicionário Informal (on line), ABATUMAR significa: "Disse-se do estado da massa quando ela não se mistura corretamente e sua consistência é heterogênea." e BATUMAR: "Define-se como batumado pessoa, coisa ou objeto inanimado que esteja amassado, podre, que já não serve mais, feio, cabuloso ao extremo." , ou seja, abatumar está correto.

Não pratiquei a receita ainda, mas já "pratiquei" centenas de aulas para jovens e adultos em fase de alfabetização, e cada palavra escrita é uma vitória. Concordo que algumas palavras estão escritas incorretamante segundo as normas de português, mas converse, senhora Maria Rita Pontes, com um professor de português e peça para ele explicar o que realmente é certo ou errado. E, para finalizar, se você conseguiu ler todas as palavras e entendeu todas, a comunicação foi estabelecida. Sinal de que não somos analfabetas funcionais, como milhares de brasileiros.

Lúcia - em 26/01/2012
Este comentário foi relevante? 0

Realmente


Gostaria de cumprimentar a letrada Maria Rita Pontes, diante de comentários tão "instrutivos" para todos nós que gostamos de culinária, só posso dizer da mesma forma como ela escreveu:

Meu"S" Deus...

Alexandre Brandao - em 06/09/2012
Este comentário foi relevante? 0

Direito de resposta


Gostaria de comentar a resposta de Maria Rita Pontes,eu acho que você foi muito indelicada ao chamar a autora da receita de analfabeta,provavelmente ela não teve o grau de estudo que o seu,mas pode ter certeza que ela publicou essa receita com boa vontade de ensinar a qualquer um que precisar de sua ajuda.O que você escreveu aqui Maria Rita é muito vergonhoso,eu não conheço essa pessoa,mas estou defendendo porque achei uma falta de educação da sua parte publicar um comentário grotesco desses a uma pessoa que você ao menos conheceu.

suzana - em 19/01/2012
Este comentário foi relevante? 0

os erros de português da receita e dos comentários


Meus Deus!!! Fiquei chocada ao ler essa receita de massa sequinha para tortinhas. Primeiro, a pessoa que dá a receita escreve grosseiramente: 300 gr (é símbolo de que, pois de grama - g - não é!!) Escreve vasilia, credo!! Será que ela quis dizer VASILHA? Escreve também escesso - nossa, não sabe escrever EXCESSO; proscesso - PROCESSO; veses - VEZES e, pasmem: caricimas - CARÍSSIMAS...nossa, fico sem saber o que dizer disso, afinal está publicado num site conhecido... e os comentários? A dona escreve abatumaram??? O que é isso???? Socorro, voltem para a alfabetização, por favor!!!

Maria Rita Pontes - em 27/12/2011
Responder a este comentário 1 Resposta
Resposta de Quezia - 18/06/2014 E a tua pontuação...
Este comentário foi relevante? 0

tortinhas salgadas


não entendi bem o processo de passar na água...........eu passo a forma encho com a massa e passo na água de novo ????tô confusa

carolmazi - em 31/03/2011
Este comentário foi relevante? 0

Não consegui!! É ruim de fazer!!!


Boa noite minha querida. Tentei fazer a receita da tortinha doce ou salgada. Não deu certo. Abatumaram. É muito difícil de fazer. Fica melecada a forminha da barquete e não cozinha direito. Fica com geito de abatumada. É muito demorado de fazer, e nãofica gostosa. A aparencia da massa é horrível. Quem sabe está faltando alguma coisa. Muito obrigada.

Marilia Barbosa da Silva - em 18/06/2010
Vídeos - Como Fazer

As mais procuradas...