Massa básica de macarrão

Avalie!
3.5 23
23
Envie uma foto desta receita! Adicionar ao livro
Ingredientes
  • 3 unidade(s) de ovo
  • 250 gr de farinha de trigo
  • 1 colher(es) (café) de azeite
  • 1 colher(es) (café) de sal
Como fazer

Você pode escolher fazer esta receita na mão ou no processador de alimentos. Na mão: Faça um monte com a farinha, e faça um buraco no meio. Coloque os ovos, o sal e o azeite e com um garfo vá misturando os ovos e deixe a farinha incorporar aos poucos. Quando o garfo não estiver sendo suficiente para misturar, coloque a mão na massa. Se for necessário, coloque mais um pouquinho de farinha (depende do tamanho dos ovos). Amasse bastante até que ela fique completamente lisa, suave e amarelada. Para saber o ponto: ponha um dedo inteiro na massa e se esta voltar à sua forma devagarinho, está pronta. No processador Coloque toda a farinha, o sal e o azeite e apenas um ovo. Bata com as pás de metal durante aproximadamente 5 segundos, ligando e desligando a máquina. Quando virar uma farofa, coloque o segundo ovo. Bata novamente e coloque o terceiro ovo. Isto não vai virar uma massa ainda, você terá que retirar do processador e amassar com a mão, até ficar pronta (igual ao processo acima). Depois de pronta, deixe descansar por uma meia hora (qualquer uma das massas acima), e abra-as com máquina para abrir massa, ou com rolo.


Massa básica de macarrão
Massa básica de macarrão

Vídeos relacionados:

Você também pode gostar ...

Avalie!
3.5 23
23
Envie uma foto desta receita! Adicionar ao livro
Este comentário foi relevante? 0

A massa escurece...


Oi eu fiz a massa várias vezes e fica ótima, mas se não cozinhar na hora ela escurece, tem algum segredo para a massa continuar clara? e se eu for vender? quanto tempo ela pode ficar na geladeira? tenho que pré-cozinhar?

obrigada

Karen - em 23/04/2013
Responder a este comentário 1 Resposta
Resposta do CyberCook Karen, bom dia!

A massa escurece pois em contato com o ar ela acaba secando, formando uma casquinha ao redor, por isso o segredo é manter as massas sempre com filme plástico quando não estiverem sendo abertas, senão irão ressecar e ficarão duras e farinhentas.

O ideal é sempre fazer a massa no mesmo dia, para assim permanecer elástica e leve, mas, se você não puder, ou não tiver tempo para preparar a massa no dia, faça na véspera, guarde embrulhada em um filme plástico na geladeira, retire 30 minutos antes de usar e espere chegar na temperatura ambiente para abrir a massa.

Abraços,

Equipe CyberCook
Este comentário foi relevante? 0

muito gostoso


Eu tinha muita vontade de aprender a receita, já tinha curiosidade porque já havia visto uma senhora fazer e ficou muito gostoso...

rita - em 07/03/2013
Este comentário foi relevante? 0

Funcionou Maravilhosamente!


Funcionou perfeitamente. O macarrão ficou fantástico.

Recomendo esta receita a todos que não aguentam mais a mesmice das massas prontas, sem gosto, e desejam ousar fazer suas próprias massas.

Obrigado pela receita!

Ricardo - em 21/01/2013
Este comentário foi relevante? 0

Dúvida


É possível fazer essa massa e conservar na geladeira? Por quanto tempo? Há algum método correto para conservar essa massa?

Obrigada!

Tatiana Ebessu - em 03/02/2012
Responder a este comentário 1 Resposta
Resposta do CyberCook Prezada Tatiana

Bom dia!

O ideal é guardar a massa pré-cozida na geladeira.

Abraços

Equipe Cyber Cook
Este comentário foi relevante? 0

quero revender


Será que consigo revender esta receita? Gostaria de saber base de preço.

paula alexandra chefe - em 29/01/2012
Responder a este comentário 1 Resposta
Resposta do CyberCook Olá Paula;

Infelizmente o Cyber Cook não fornece esse tipo de informação, entre em contato com um consultor gastronômico.

Um abraço!

Equipe Cyber Cook.
Este comentário foi relevante? 0

MASSA DE MACARRÃO....


MINHA MÃE FAZ ESSA RECEITA A MUITO TEMPO... MAS ELA COLOCA SOMENTE TRIGO E OVOS, FICA MUITO BOMMMM, PRINCIPALMENTE SE VC USAR OVOS CAIPIRA, A MASSA FICA MAIS AMARELINHA .... PARA ACOMPANHAR ESSA DELÍCIA , NADA MELHOR DO QUE UMA GALINHA CAIPIRA AO MOLHO, TUDO DE BOMMMMM

sol - em 03/10/2010
Este comentário foi relevante? 0

Pequeno toque para melhorar


Se adicionar 125g de semolina à farinha de trigo, proporcionalmente aumentar a quantidade de óleo; esta massa ficará com textura adequada da massa "al dente". De qualquer forma, parabéns. Nota: Cada região da Itália tem sua "verdadeira" massa e todas são

ACM Martins Jr - em