Joelho de Porco à moda do Adelson

Avalie!
4.5 9
9 avaliações
Como fazer

Joelho de Porco à moda do Adelson Mesmo com a sustança deste prato, não reconheço no mesmo caracteres que o qualifiquem como tipicamente nordestino. Este modo de prepará-lo, o criei mariscando por veredas urbanas, o que leva este apreparo mais para Malagueta, Perus e Bacanaço, do João Antônio, do que para o universo roseano, que tanto amamos. Deve ser cultuado sempre em boa companhia, para que possamos fatiá-lo com vagar, bebericando a pinga com limão e golando a cerveja.

Assim é este prato, que, preparado e climatizado como o faço, nos fará sentir a sensualidade, vibrações e prazeres sempre buscados.

2. Tempo de preparo: 3 horas e o tempo necessário para algumas cervejas

3. Rendimento: Suficiente para uma ou duas pessoas, porém, como em culinária, nada excita mais que uma companhia que come bem e apreceia os nossos apreparos, é mais seguro fazer dois ou mais joelhos.

4. Como servir: Farofa ou arroz de carreteiro ou feijão tropeiro ou mandioca frita ou uma simples salada verde, sempre com boa pinga com limão espremido, em homenagem à sua companhia, com cerveja e molho de pimenta verde ralada, que aprendi com o Jorge, na Bahia, amassada na cuia de barro, com uma pitada de sal, cebola em rodelas bem finas, coentro picado e suco de meio limão.

5. Ingredientes


Um joelho de porco, fresco, inteiro (não deixe o açougueiro parti-lo ao meio) - Sal a gosto - Um tablete de caldo de galinha - Uma folha de louro - Meia xícara de chá de suco de laranja - Meia xícara de café de azeite - Tempero baiano a gosto - Uma colher de chá de orégano - Uma colher de chá de alecrim - uma colher de chá de ervas finas - Água o suficiente para cobrir o joelho em uma panela.

6. Preparo

Coloque o joelho em uma panela com a água cobrindo-o, o que dá cerca de dois litros de água. Ponha o sal a gosto, a folha de louro e o tablete de caldo de galinha, cozinhando-o por cerca de uma hora e meia, ou até a água se evaporar até mais da metade da panela. Retire o joelho da panela e ponha-o em uma assadeira, com um pouco da água do cozimento.

Misture os demais ingredientes e regue o joelho.

Aqueça o forno em grau médio, e asse o joelho por cerca de uma hora e meia (tempo para mais algumas cervejas), virando-o e regando-o constantemente para a carne ficar macia.

Quando o couro ficar bem corado, crocante, quase pururuca, está pronto.


Vídeos relacionados:

Você também pode gostar ...

Avalie!
4.5 9
9 avaliações
Este comentário foi relevante? 0

Olha quanto ao caldo de galinha ... O Joelho é dele (quer dizer era do porquinho né?Agora é dele rss) Ele faz como quiser uai!! com tanto que fique saboroso!! Tá valendo !!

Telma Franco - em 27/05/2014
Este comentário foi relevante? 0

Putzzzz! esse cara é uma figura! super simpático! gostei das dicas especiais dele : Tempo de preparo: 3 horas e o tempo necessário para algumas cervejas . rsss!! Rendimento: Suficiente para uma ou duas pessoas, porém, como em culinária, nada excita mais que uma companhia que come bem e apreceia os nossos apreparos, é mais seguro fazer dois ou mais joelhos. :D

Telma Franco - em 27/05/2014
Este comentário foi relevante? 0

joelho de porco


bem explicada a receita. vou fazer agora. vai faltar cerveja...kkkk

no final mandei muito cheiro verde em cima e servi.

delicia!

jonas - em 18/05/2012
Este comentário foi relevante? 0

Joelho de porco


Parabéns pela receita!! adorei fazer como você sugeriu. Boa companhia e boa cerveja. Abraço

Ana Claudia - em 19/08/2011
Este comentário foi relevante? 0

Joelho de porco


Joelho de porco com caldo de galinha????

Que receita doida è essa???

Porco é porco e galinha é galinha, não tem nada a ver com caldo de picanha.Vamos criar mas desta maneira é foda.

Eduardo - em 15/07/2011
Este comentário foi relevante? 0

JOELHO DE PORCO A MODA DO ADELSON


MUITO BOM ,RAPIDO ,PRATICO,E GOSTOSO,E O MELHOR E O GRANDE DETALHE E A COMPANIA SEMPRE EM ALTO ASTRAL,REGADO A UMA BOA CERVA GELADA.

JULIO CESAR - em 17/05/2011
Este comentário foi relevante? 0

excelente receita


prato que eu adoro ,fazendo a receita conforme os passos de nosso amigo,e com a cervejinha do lado fica maravilhoso e no final um prato suculento e saboroso demais,facil de fazer, só um detalhe deixei de molho em suco de limão uma hora antes do preparo!!!

sergio - em 12/03/2011
Este comentário foi relevante? 0

comentar sobre o Adelson


Adoooooooooooooooorei a receita do Adelson, pra falar a verdade nem fiz ainda...mas o jeito dele explicar a receita me deixou ao mesmo tempo com água na boca (pelo joelho) e com a boca seca ( pela ceva) rsrsrsrs, um beijo viu Adelson....parabéns...

márcia - em 10/05/2010