Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Frutas Cristalizadas (várias)

sem lactose·sem glúten·

Seja para aprender algo novo ou para ajeitar aquele tempero que sempre acaba ficando mais forte, as receitas do CyberCook, como esta receita de Frutas cristalizadas (várias), são testadas e aprovadas por todos que tiveram o mesmo interesse que você: a cozinha do dia-a-dia! Confira todas as dicas e detalhes dessa receita de Frutas cristalizadas (várias) que é uma delícia e simples de ser feita! Divirta-se, delicie-se e aprenda sempre mais!

Preparo

0h0

Quer preço e análise nutricional nessa receita?

Receitas com informação nutricional e preço

  1. Figos Cristalizados

    - uma quantidade x de figos
    - o dobro dessa quantidade em açúcar (2x)
    - água
    - açúcar cristal

    Limpe os figos: faça um corte em cada um deles (é para não murcharem), coloque em uma panela, cubra com água e leve a ferver durante 5 minutos. Deixe esfriarem, embale bem e leve ao freezer até o dia seguinte. Ainda congelados, lave-os embaixo da torneira, esfregando um paninho para soltar a pele dos figos.

    Faça uma calda rala com o açúcar e água o suficiente para cobrir os figos. Coloque os figos lá dentro e deixe ferver por 30 minutos. Apague o fogo. Tampe a panela e deixe até o dia seguinte. Repita essa operação por quatro ou cinco dias, sempre fervendo um pouquinho e desligando o fogo. É o que faz com que a calda penetre e os figos fiquem molhadinhos por dentro. Depois de todo esse tempo, tire os figos da panela, coloque numa peneira grande de taquara e deixe-os escorrer por um dia inteiro, já no sol, longe das formigas. Guarde em casa durante a noite. No dia seguinte, passe os figos em açúcar cristal e leve novamente ao sol, até secar.

    Laranjas Cristalizadas

    - laranjas da terra (próprias para doce)
    - açúcar
    - cravo
    - canela
    - água
    - açúcar cristal

    Primeiro descasque as laranjas. Para isso, vai precisar de um daqueles aparelhos de descascar batatas, que descasca bem fininho, pois o doce é feito com a parte branca e se tirar com a faca, fica sem o doce. Dá uma trabalheira, por isso, arrume ajudantes. Corte-as ao meio e retire todo o bagaço que não serve para nada. Despreze-o. Pegue um caldeirão ou tacho. Ferva bastante água e coloque ali as frutas, deixando-as dar uma boa fervura (meia hora, talvez). Desligue o fogo. Quando esfriar, jogue a água fora. Encha o tacho ou caldeirão de água novamente e deixe por dois ou três dias, trocando de água todos os dias, até que perceba que o amargor se foi quase totalmente. Dependendo da laranja, até quatro ou cinco dias são necessários. Minha avó fazia esse doce em latas de 20 litros e trocava a água duas vezes ao dia.

    Faça uma calda rala com açúcar, água, cravos da índia e um pau de canela. Quanto vai de açúcar? Nem imagino, mas a calda deve ser suficiente para cobrir as laranjas. Arrume as frutas num caldeirão e cubra com a calda. Leve a ferver em fogo brando por umas duas horas. Desligue o fogo e tampe o caldeirão. Não mexa até o dia seguinte. Por mais dois dias, torne a ferver, deixar meia hora e desligar. No terceiro dia, ferva meia hora, se estiver com a calda bem grossa e as laranjas macias, deixe esfriar e retire para uma peneira. Deixe dentro de casa, a escorrer até o dia seguinte. Então, passe em açúcar cristalizado e deixe no sol para secar.
    Se deixar a laranja menos tempo do que deve na água, ficará amarga demais. Se deixar tempo demais, o doce não terá graça.

    Cidra Cristalizada

    - Cidras
    - Açúcar
    - Água
    - cravos
    - um pau de canela
    - açúcar cristal

    Este doce é especialmente gostoso, mas, também, especialmente trabalhoso. Para limpar a cidra, é necessário que se tire a casca com o aparelho de descascar batatas, para que a casca saia bem fininha, como para o doce de laranja. Aliás, o modo de fazer é idêntico. Depois de descascar, em vez de cortar ao meio, corte apenas a parte superior (a do cabo) e retire todo o miolo. Pegue um caldeirão ou tacho. Ferva bastante água e coloque ali as frutas, deixando-as dar uma boa fervura (meia hora, talvez). Desligue o fogo. Quando esfriar, jogue a água fora. Encha o tacho ou caldeirão de água novamente e deixe por dois ou três dias (pode ser mais), trocando de água duas vezes, todos os dias, até que perceba que o amargor se foi quase totalmente. Dependendo da fruta, até quatro ou cinco dias são necessários. Faça uma calda rala com açúcar, água, cravos da índia e um pau de canela. Quanto vai de açúcar? Nem imagino, mas a calda deve ser suficiente para cobrir as cidras. Arrume as frutas num caldeirão e cubra com a calda. Leve a ferver em fogo brando por umas duas horas. Desligue o fogo e tampe o caldeirão. Não mexa até o dia seguinte. Por mais dois dias, torne a ferver, deixar meia hora e desligar. No terceiro dia, ferva meia hora, se estiver com a calda bem grossa e as cidras macias, deixe esfriar e retire para uma peneira. Deixe dentro de casa, a escorrer até o dia seguinte. Então, passe em açúcar cristalizado e deixe no sol para secar.

    Mamões Cristalizados

    - mamões ainda verdes do tipo comum, nacional
    - açúcar
    - água
    - cal virgem
    - açúcar cristal

    Prepare o mamão, fazendo cortes rasos em sua pele para tirar o leite, que, dizem, é tóxico. Deixe repousar de um dia para outro. Misture uma pedra do tamanho de um ovo de cal para cada litro de água. Corte e descasque os mamões, deixando-os de molho na água de cal, por duas horas. Retire o mamão, lave muito bem, pedaço por pedaço, para tirar toda a cal. Deixe secar. Prepare uma calda rala que dê para cobrir os mamões. Junte os pedaços da fruta e deixe cozinhar em fogo brando, até que os mamões estejam bem cozidos e a calda bem grossa. Desligue o fogo e deixe os mamões na calda por um dia. No dia seguinte, retire os mamões, escorra-os por umas 3 horas mais ou menos. Passe no açúcar cristalizado e leve ao sol para secar.

    Observação: o doce de abóbora é feito da mesmíssima maneira. Tudo igual, sem tirar nem por.

    Doce de abacaxi

    Também é feito colocando na calda, deixando dormir nela, tornando a ferver, tirando e secando ao sol, com açúcar cristal, como o de figo. A calda para o abacaxi deve ser grossa, pois ele solta muita água.

    Todas as caldas, menos as de mamão e abóbora podem ser aproveitadas em sucos ou para molhar bolos..
Itaci  da Cunha Caldeira
por   Itaci da Cunha Caldeira
Prato para refeições

Gostou dessa receita?

Receba gratuitamente receitas como essa no seu e-mail e aproveite nossas dicas com o melhor do Cybercook.

Nome

O nome completo é utilizado para validação do cadastro em nossa plataforma, bem como para que possamos prestar nossos serviços e cumprir com as obrigações assumidas. Para saber mais veja nossa Política de privacidade

E-mail

O preenchimento de e-mail é necessário para confirmação de cadastrado, bem como para envio de comunicações relativas aos produtos e serviços disponibilizados em nossa plataforma. Para saber mais veja nossa Política de privacidade

Icone envelope de e-mail

Falta pouco!

Dentro de instantes enviaremos um e-mail solicitando a confirmação do seu interesse em nosso conteúdo. Por favor, verifique o seu e-mail.

Categorias:

Lanches

Frutas Cristalizadas (várias)