Início

Receitas

Peixes e Frutos do Mar

Dourado Enterrado

Dourado Enterrado

diet
sem glúten

0

Tempo de preparo

5h13

Porção

10 porções

Cifrão

Valor por porção

R$5,73

Informação nutricional

Valor nutricional

182,89 kcal

JOSÉ ADOLFO DE ANDRADE

Receita enviada por JOSÉ ADOLFO DE ANDRADE

Em 29/01/1999

Ingredientes

Recheio

Tempero

Como Fazer

  • 1. Para o preparo deste delicioso peixe, há necessidade de um bom espaço em um quintal de uma residência, ou mesmo em uma chácara ou similar, pois o peixe é assado dentro de um buraco feito no chão (de terra), onde deverá ser colocada bastante lenha para queimar, até que toda a lenha vire brasa e o local atinja uma temperatura suficiente para assar o peixe. O buraco feito no chão de terra deve ter no mínimo 50 cm de profundidade, 60 cm de lcomprimento e 30 cm de largura ou um tamanho equivalente ao tamanho do peixe, respeitando-se pelo menos a medida da profundidade. Reservar a terra que foi retirada de dentro do buraco para posterior utilização. Pelo menos 2 horas antes de colocar o peixe para assar, colocar lenha de boa qualidade para queimar dentro o buraco, alimentando o fogo durante todo o período.

Recheio

  • 1. Refogue na manteiga as azeitonas e os tomates.

  • 2. Quando estiver no ponto do tomate al dente coloque a farinha de milho e mexa . Desligue e misture com a salsinha e a cebolinha.

Tempero

  • 1. O peixe estando pronto e temperado para assar, untar com manteiga e envolver com bastante papel alumínio, suficiente para cobri-lo todo. Protegê-lo com duas telhas amarradas (como se fosse um tubo) com uma alça de arame, afim de facilitar a retirada do peixe de dentro do buraco. Neste interim, retirar com uma pá, metade da brasa que estiver queimando dentro do buraco (nesse momento já não terá mais lenha queimando e sim somente brasas), colocar o peixe dentro do buraco, tomando certo cuidado com o calor , colocar o restante das brasas sobre o peixe e cobrir com a terra que ficou reservada na abertura do buraco. Aguardar o peixe assar durante um período de pelo menos 1 hora e meia. Retirar a terra que cobriu o buraco com bastante cuidado, retirar o carvão que sobrou das brasas e finalmente retirar o peixe com o auxílio da alça de arame, sempre com cuidado com o calor. Soltar as telhas e retirar com cuidado o papel alumínio. Servir com arroz branco.

Logo Carrefour

Sobraram ingredientes?

Nós te ajudamos a encontrar novas receitas:

Selecione os ingredientes que sobraram:

Recomendamos pra você
Comentários