Caldo Verde

Avalie!
4.5 91
91
Adicionar ao livro Envie uma foto desta receita!
Tradicionalmete protuguês é um campeão de audiência nas noites mais frias. Esta receita de caldo verde é a mais servida no Brasil, só com linguiça portuguesa.
Ingredientes
  • 2 kg de batata
  • 1 pacote(s) de linguiça portuguesa em pedaços pequenos
  • 2 dente(s) de alho picado(s)
  • 3 colher(es) (sopa) de Óleo de soja
  • 1/2 xícara(s) (chá) de azeite de oliva
  • 1 maço(s) de couve manteiga picada(s)
  • 1 unidade(s) de cebola ralada(s)
  • quanto baste de sal
  • 3 litro(s) de Água
Como fazer

Refogue o alho no óleo. Acrescente as batatas, a linguiça, a água e um pouco de sal. Quando a linguiça estiver cozida, passe as batatas pelo multiprocessador e volte-as à panela, formando um caldo bem grosso. Corte a linguiça em pedaços e junte-os ao caldo. Junte também a couve cortada bem fininha, a cebola ralada e o azeite. Deixe ferver com a panela destampada (para que a couve não perca a sua cor natural) por uns 10 minutos aproximadamente, mexendo de vez em quando. Sirva quente.


Veja outra receita em vídeo
Caldo Verde
Caldo Verde
Caldo Verde
Caldo Verde

Vídeos relacionados:

Você também pode gostar ...

Avalie!
4.5 91
91
Adicionar ao livro Envie uma foto desta receita!
Este comentário foi relevante? 8

Dicas Culinárias


Sou amante da arte culinária desde os meus 10 anos de idade. Hoje com 58 anos posso me dar ao luxo de sugerir algumas dicas. O caldo verde fica com um visual bem mais saudável se as batatas forem ao processador junto com 2 folhas de couve rasgadas. E para manter os legumes ou verduras com suas cores naturais jamais use bicarbonato nos cozimentos de qualquer alimento, pois isso faz com que eles percam suas propriedades nutritivas. Cozinhe-os com pouca água e substitua o bicarbonato por uma pitada de açúcar refinado, que faz com que o alimento mantenha a sua cor natural e seus nutrientes.

Parabéns a equipe CyberCook e sucesso a todos!

Profº Godoy

Profº Godoy, Dalber - em 15/06/2010
Este comentário foi relevante? 3

Caldo verde do jeitinho que eu faço,porem acrescento uns pedaços de baicon,onde frito a linguiça,a cebola,e o alho,e não deixo cozinhar a couve junto,só a coloco no prato na hora que servir.Experimentem!Fica melhor ainda.Bia

Bia - em 26/06/2008
Este comentário foi relevante? 2

Caldo Verde


Olá bom dia

primeiro quero dizer que estou a gostar muito de explorar o seu site.

Eu sou portuguesa e não posso deixar de comentar esta receita.

A receita como está deve ficar bem de certeza e não vou duvidar, mas em Portugal não é bem feita assim.

Essa sopa é feita de forma mais simples. Passo a explicar. Nós colocamos batata, cebola e alho e um pouco de azeite de oliva tudo para ferver em água. depois de cozido rala-se e coloca-se a couve coração de boi triturada e (nós usamos) chouriço vermelho de carne em cubinhos. depois de ferver esperamos 5 minutos e apaga o fogão. é mais simples, com menos ingredientes e garanto fica ótima. Peço desculpa pelo comantário, não quero de certeza desmerecer o seu trabalho, tenha apenas como um sugestão , de outra forma de fazer. Muito obrigada pelas dicas e continua. obrg

Ana Luísa - em 16/06/2013
2 Respostas
Resposta de Rogerio - 01/12/2013 tenho certeza que sim!!!!ja morei em Lisboa,e comi muitas vezes caldo verde,em um restaurante no bairro de Santos...Ana Luisa seu comentario enriquece muito...a culinaria portuguesa é Divina!!!
Resposta de Alessandra - 05/03/2014 Obrigada por seu esclarecimento, caríssima Ana Luísa. O bonito de ver é justamente isso: o quanto uma boa receita é reconhecida, homenageada e adaptada ao paladar local. Ambas as versões, a portuguesa e a brasileira, são deliciosas.

Um carinhoso e caloroso abraço.
Este comentário foi relevante? 2

Fácil e delicioso


A receita é muito fácil de ser feita. Fica delicioso. Além da linguiça coloquei um pouco de bacon picado. Ficou ótimo. Quando o caldo estava pronto acrescentei uma colher de requeijão cremoso.Huuuuuum,ficou tudo de bom, muito cremoso. Aqui em casa todos aprovaram. Vale a pena experimentar.

Janaína Santos - em 09/08/2009
Este comentário foi relevante? 2

Sou portuguesa. Nunca experimentei ou ouvi falar que tampa retirada da panela mantém a couve verde.

Sei no entanto, por experiência própria, que acrescentar uma colher(chá) de bicarbonato de sódio ao caldo, após colocar a couve, manterá a cor verde viva da couve, quando crua.

Bom apetite !

MAJO - em 22/07/2006
Este comentário foi relevante? 1

sucesso!!!


Eu adoro caldo verde, mas nunca havia feito, até q resolvi preparar essa receita...ficou simplesmente maravilhoso!!! Do jeito como eu gosto do caldo verde, bem grossinho. .foi um sucesso em casa. Adorei!!!

Priscilla - em 25/11/2013
Este comentário foi relevante? 1

boooooaaaa


Eu fiz!!! Ficou muito bom e ainda acrescentei bacon! Super recomendo.

mariana santiago - em 03/07/2013
Este comentário foi relevante? 1

Uma delícia.

apaulamms - em 06/04/2013
Este comentário foi relevante? 1

Amo caldo verde!


Aprendi a fazer o caldo verde com minha sogra, que é portuguesa. Mas minha receita é diferente: cozinho batatas e algumas cebolas com caldo de legumes, depois bato tudo no liquidificador. A couve eu coloco crua, no fundo do prato, com o caldo por cima. As fatias da linguiça eu tb coloco depois, sem fritar, com um fio de azeite por cima de tudo. Acompanho de pão de alho e vinho do porto. Acho mais fácil e mais leve... mas esta noite creio que vou acrescentar o bacon ou a costelinha! rsrs... Beijossss

Roberta - em 15/07/2010
Este comentário foi relevante? 1

caldo verde


Olá pessoal!! Uma dica é adicionar um pedaço de costelinha de porco defumada em cada cumbuca servida... EXPERIMENTEM !!

pita - em 19/06/2010