Novidades

Pratos vegetarianos: muito além das folhas de alface!

1 avaliação |

Feijoada, kibe, almôndega, croquete, hambúrguer. Difícil imaginar esses alimentos sem carne? Pois os vegetarianos saboreiam, sim, de uma boa Feijoada Vegetariana até um delicioso Hambúrguer de Cenoura, preparados sem produtos de origem animal, é claro! O que parece ser um verdadeiro sacrilégio na hora de cozinhar, torna-se minúsculo diante da variedade de verduras, legumes, grãos, frutas, oleaginosas (nozes, castanhas etc) cereais, tubérculos e outros que geram pratos criativos e apetitosos. Aliás, muitos pratos fazem parte do nosso dia-a-dia e não levam a carne em sua composição. Do básico arroz com feijão e batatas fritas até um Antepasto de Legumes, passando por vários tipos de sopas, como o Creme de feijão com couve, temos uma variedade incalculável de produtos combinados sem o uso da carne.

O chef Augusto Pinto, do restaurante vegetariano Gaia Gourmet, é prova de que uma pitada de inventividade rende boas refeições. Ele não só prepara alguns dos já citados acima como também muitos outros, como a deliciosa Lasanha Quatro Queijos. Vegetariano há 4 anos, o motivo: “acredito que podemos nos alimentar e viver bem sem que para isso tenhamos que causar sofrimento a outros seres”. Seguindo essa filosofia, pratos coloridos, de preferência frescos, frutas, pimenta, a mistura do doce com o salgado e a cozinha oriental fazem parte de uma refeição ao gosto do chef, assim como o bolinho de Quinua e Soja.

Ivonete do Amaral Diaz Nakashima segue outro tipo de vegetarianismo, mas a linha de pensamento é muito próxima da do chef Augusto. “Por sentimento”, assim ela define a sua escolha. Adepta há mais de 10 anos da forma mais radical de vegetarianismo, chamada vegan, a transição de onívora para vegetariana ocorreu de forma tranqüila. O marido é há mais de 16 anos e a filha, de 10 anos, nunca experimentou carne e sequer teve vontade. Nas festas de aniversário não faltam doces como brigadeiro (de soja), ou mesmo um Bolo de Chocolate para Vegetarianos. Foi justamente pela facilidade em adaptar as receitas que escreveu o livro “Lar Vegetariano”, com mais de 200. E foi da necessidade de mostrar a rica cozinha vegetariana que nasceu o restaurante e pizzaria (de mesmo nome da publicação), que serve almoço de segunda a sexta e rodízio de pizzas aos sábados.

E por falar em variedade, o físico Rafael Bán Jacobsen, vegan desde 1997, vai mais longe: “Não há nada mais ofensivo para um vegetariano de verdade do que oferecer a ele uma ‘saladinha’. É uma total desinformação sobre dieta vegetariana achar que comemos ‘mato’. Vegetarianismo não é sinônimo de herbivorismo. A culinária vegetariana é marcada por grande variedade de pratos, que incorporam elementos das mais ricas culinárias étnicas, verdadeiras constelações de temperos e muitos grupos de alimentos”. O Babaganouch com azeite, da culinária típica do Oriente Médio, e o Missoshiro (a sopa japonesa que te como ingredientes basicamente shoyo, acelga e tofu) são alguns dos pratos que se encaixam perfeitamente nesta lista.

Rafael também é coordenador do grupo da Sociedade Vegetariana Brasileira de Porto Alegre e conta que mesmo antes de conhecer a expressão “vegetarianismo” já cultivava o hábito de não comer carne. “Durante minha infância, sempre ajudei minha mãe a recolher e tratar animais de rua, ficava revoltado com parentes que iam pescar, mas não estendia essa compaixão, esse respeito aos animais que me serviam de alimento. Um certo almoço senti um mal-estar, um sentimento de culpa terrível. Comecei a ler sobre o tema. Daí a cortar demais produtos de origem animal da dieta foi um pulo”.

Tipos de vegetarianos

As denominações variam de acordo com a inclusão ou exclusão dos produtos derivados de animais. Alguns estudiosos englobam nessa classificação o semivegetariano (o que consome pouca carne) e o humanocarnívoro aquele que se preocupa com a origem da carne. Mas ambos não podem ser considerados vegetarianos de acordo com o significado dado a palavra, apenas como uma transição para o vegetarianismo.

Ovolactovegetariano

Alimenta-se de ovos e laticínios, mas exclui qualquer tipo de carne (branca ou vermelha) da sua alimentação.

Lactovegetariano

Muito comum por razões religiosas, esse grupo não consome ovos, pois os mesmos são a fase inicial da gestação do animal. Muito comum na Índia, onde 80% da população é vegetariana. O hábito de consumo não é de hoje, existe há mais de 3 mil anos.

Vegan (lê-se vigan)

Os adeptos do chamado veganismo não consomem alimentos provenientes de animais, incluindo ovos, leites e derivados de leite. Mas os denominados veganos vão além da alimentação. Eles não utilizam produtos testados em animais, sejam cosméticos, roupas ou outros. Até mesmo o mel é um alimento controverso, pois as condições de confinamento em que as abelhas são mantidas em apiários são consideradas inadequadas.

Cruelty Free é a expressão em inglês usada para apontar produtos que não são fabricados a partir de testes em animais, remédios, pasta de dente, maquiagem, shampoo, condicionador, hidratantes, filtro solar, roupas, entre outros.

Crudivorista

Apenas vegetais crus ou aquecidos até 42ºC entram na dieta deste tipo de vegetariano.

Frugivorista

Não só os animais como os vegetais são excluídos dessa dieta.

Vegetarianos famosos

Do ramo filosófico, dizem que Leonardo Da Vinci, Charles Darwin, Sócrates, Platão, Isaac Newton, Thomas A. Edison, entre outros, pregavam uma vida mais saudável e de respeito aos animais. Muitos escritos deixam claro a afirmação.
Na música brasileira, apenas para citar dois exemplo, Lobão e Rita Lee já declararam publicamente o vegetarianismo. A diva do rock foi homenageada recentemente no 38º Festival de Internacional de Inverno de Campos de Jordão com o criativo prato de Hamburguer Vegetariano.

Dos internacionais: B.B. King, Shakira e Paul McCartney. Lindinha, do desenho animado Meninas Superpoderosas, Phoebe, do seriado Friends, Lisa Simpson, de Os Simpsons, e Spock, da série Jornada nas Estrelas, são personagens famosos que ajudaram a divulgar o vegetarianismo nas telinhas.

Para saber mais:

Vegetarianos
Guia Vegano

Créditos de fotos: Lasanha Quatro Queijos e bolinho de Quinua e Soja: Revista dos Vegetarianos - Revista dos Vegetarianos

Matéria assinada por:
Livany Salles

Comente e compartilhe com os amigos do Cook Club!

Dê sua avaliação

Este comentário foi relevante? 0

Vegan
Já existe termo em português para "vegan". O adepto dessa dieta é "vegano", e pratica o "veganismo".

abraços

Carlos - em 07/01/2011

Vídeos - Como Fazer