Receitas
  • Receitas
  • Ingredientes
  • Todo o site
  • Dicas
Todas as Receitas

Manual do Aprendiz

Nozes, castanhas e outras pequenas delícias

 

Nozes, castanhas, amêndoas...ou melhor, oleaginosas – como são chamadas essas frutinhas. Além de dar mais sabor ou enfeitar os pratos, elas ainda previnem doenças cardiovasculares e são muito nutritivas! Proteínas, fibras, selênio, cálcio, ferro e potássio estão entre os nutrientes.

Há quem prefira consumi-las na forma de aperitivos somente nas festas. O que muita gente não sabe é que elas rendem um cardápio inteiro quando incluídas em quitutes, sobremesas, guarnições e pratos principais. Descubra algumas receitas!
 
Amêndoas – super crocante, ela dá origem para alguns sabores, como marzipã e torrone. Existem duas variedades: doce comestível; e a amarga, usada em pequenas quantidades nos licores ou produtos comestíveis. É muito usada na gastronomia francesa, siciliana e portuguesa.

Receitas Salgadas
Arroz com Champanhe e Amêndoas
Linguado ao molho de amêndoas
Salmão com molho de amêndoas


Receitas Doces  
Bolo de Amêndoas
Torta de Amêndoas com chocolate


Avelãs - é muito usada em doces, principalmente com chocolate. Pode ser encontrada inteira, picada, torrada, com ou sem casca.  Para tirar a sua pele é só deixar no fogo quente até dourar, colocar em um pano limpo e esfregá-las. Use moídas ou picadas.

Receitas Salgadas
Capelli de Peito de Peru e Gruyere com avelãs
Farofa




Receitas Doces
 
Biscoitinhos de Avelã
Pavê de Avelã
Torta Brownie de Avelãs


Castanhas

No preparo, as castanhas podem ser assadas ou fervidas. Quando aquecidas, incham e desprendem a casca fina e leve, tornando mais fácil descascá-las. A castanha portuguesa é usada em pratos doces ou salgados e está presente nas mesas das regiões Sul e Sudeste. Já castanha-do-pará, com casca grossa e dura, pode ser encontrada salgada ou ao natural. E a castanha-de-caju não é usada somente como aperitivo ou picadinha no sorvete. Também dá mais sabor para o arroz e as farofas.

Receitas Salgadas
Arroz com Castanhas e Passas
Farofa de Castanhas Portuguesas


Receitas Doces  
Bolo de Castanha-de-Caju
Pavê de Damascos e Castanhas


Nozes – ícone do natal, ela atinge sua excelência nessa época, momento da sua colheita anual. Escolha as mais cheias, pesadas e com casca. Duram mais tempo que as descascadas. Despreze: com rachaduras ou quebradas, de casacas enrugadas ou descoloridas. Umidade, calor e luz são os inimigos desta oleoginosa e podem mudar o seu sabor. Elas devem ser guardadas em ambientes secos, frescos e com pouca luz, em até seis meses.




Receitas Salgadas

Lombo ao Molho de Nozes
Lasanha ao molho branco e nozes
Talharim com Nozes


Receitas Doces  
Casquinha de Nozes
Docinho de Nozes com Chocolalte
Doce Sírio com Nozes

Pinhão - atração principal em muitas festas populares por todo o país, principalmente no inverno, ele também reina na ceia natalina. É cozido ou assado na brasa, para que a casca se abra e libere todas as qualidades de aroma e sabor. Na panela de pressão, o tempo de cozimento diminui. É misturado em saladas ou usado em molhos para carnes.  

Receitas Salgadas:
Filés de Lombo Assado com Pinhão
Salada de Pinhão
Torta de Pinhão


Matéria assinada por:
Juliana Lopes




Comente e compartilhe com os amigos do Cook Club!

Dê sua avaliação

Vídeos - Como Fazer

Ranking da Semana

> Ranking da Semana
> Ranking geral