Receitas
  • Receitas
  • Ingredientes
  • Todo o site
  • Dicas
Todas as Receitas

Escondidinho de Carne Seca

Avalie!
4.5 361
361 avaliações
Surpreenda sua família com este escondidinho de carne seca. É uma receita simples e deliciosa que serve para qualquer ocasião. Tanto como um prato principal ou para um aperitivo o escondidinho cai muito bem. Experimente e verá!
Ingredientes
  • 500 gr de carne seca
  • 1 kg de mandioca
  • 1/2 unidade(s) de cebola ralada(s)
  • quanto baste de cheiro-verde
  • 1 copo(s) de requeijão
  • quanto baste de azeite
  • quanto baste de leite
  • quanto baste de sal
  • quanto baste de margarina 
Como fazer

De véspera coloque a carne seca de molho e vá trocando a água para tirar o sal.

Dica:Se não tiver tempo, basta aferventar a carne seca três vezes para que ela vai ficar no ponto, pronta para uso.

Cozinhe a carne seca e depois de cozida, retire a gordura e desfie em pedaços médios, reserve. cozinhe a mandiocaaté que fique bem macia. Faça um purê com pouco leite (para ressaltar o gosto da mandioca), margarina e sal. Em uma panela, refogue a cebola no azeite. Adicione a carne seca e a salsa e cebolinha, deixe apurar um pouco. Em um pirex coloque o purê de aipim, por cima a carne seca e cubra com um copo de requeijão. Leve ao forno quente rapidamente para derreter o requeijão.


Escondidinho de Carne Seca
Escondidinho de Carne Seca

Vídeos relacionados:

Você também pode gostar ...

Avalie!
4.5 361
361 avaliações
Este comentário foi relevante? 18

Costumo fazer esse prato um pouco mais incrementado ; adciono creme de leite ao pure de mandioca, refogo a carne seca com azeitonas pretas ,cebola ,alho e salsinha.sobre a carne seca coloco mussarela ralada e requeijãoe sobre a ultima camada do pure de mandioca mais creme de leite e um bom punhado de mussarela ralada. levo,par gratinar e é tudo de bom.

Malu

malu - em 22/10/2007
Este comentário foi relevante? 18

Escondidinho é uma das minhas especialidades e como já fiz alguns testes vou dividir alguns segredinhos com vocês: Depois que desfiar a carne seca, frite-a bem na manteiga (se tiver manteiga de garrafa melhor, caso contrário use a normal). Adicione cebola raladinha, salsa e cebolinha. Ela fica muito mais saborosa. Quanto ao purê, experimentem fazer com Mandioquinha: o sabor "combina" mais com a carne seca, o purê é bem mais fácil de fazer por ser menos fibrosa que a mandioca e sempre que faço surpreende.

Uma dica é deixar o requeijão fora da geladeira no dia que vc o utilizará, pq com ele muito gelado fica difícil de montar o prato!

Carine - em 09/02/2007
Este comentário foi relevante? 12

Escondidinho


É um desrespeito mudar receitas, por exemplo, de mandioca para batata, de carne seca para camarão, etc... Se a internauta Yara nos enviou com tanto carinho a "sua" receita, acho que ninguem tem o direito de mandar substituir por outros ingredientes. Por favor: façam como está no site. Quem quiser mudanças, escreva com outro nome para o Cyber cook. Essa é a opinião de uma ótima culinarista. Obrigada. Cristina

Patricia Guimarães - em 21/05/2009
Este comentário foi relevante? 10

A receita é ótima. Na 2ª vez variei e achei que ficou melhor ainda. O pure fiz igual porém dividi da seguinte maneira. A 1ª camada coloquei o pure normal e a 3ª camada utilizei o restante do pure e encrementei com requeijão,queijo provolone e por cima queijo parmazão. Ficou um creme de mandioca mais macio.Quanto a carne de sol eu já cozinhei com todos os temperos:cebola, alho, pimenta do reino,e uma pimenta de cheiro.Depois de desfiada passei na frigideira da seguinte maneira. Coloquei um pouco de azeite e deixei dourar rodelas de cebola.Quando a cebola ja estava macia acrescentei 1 colher de café de manteiga de leite e um pouco de cheiro verde. A carne já estava sabororosa e na frigideira foi só o toque final. Fui muito elogiada com essa 2ª opção. Espero que vocês também gostem.

Theresa Teixeira - em 15/06/2007
Este comentário foi relevante? 7

Já comi esse prato porém em restaurante, como queria receber uns amigos para jantar gostaria de saber se esse prato apenas basta como principal e se sim que tipo de salada o acompanharia bem e de acordo..caso eu de sorte de achar esses ingredientes no Canadá claro...

Karina Soares - em 02/10/2007
Este comentário foi relevante? 7

Nesta receita cozinha a carne, significa em panela de pressão por meia hora, ou panela normal por algumas horas, para que desfie. Receita ótima!

liyha - em 22/10/2006
Este comentário foi relevante? 6

Escondidinho de carne seca


Se você no momento que esta fazendo o Purê de mandioca acrescentar o requeijão e depois colocar mussarela ralada para gratinhar, pode ver que o purê vai ficar bem mais cremoso e a mussarela vai dar um tcham legal.

Fausto

Fausto - em 25/11/2010
Este comentário foi relevante? 6

Maravilhoso! Já tive a oportunidade de saborear esse prato diversas vezes, inclusive com purê de batata normal, que fica divino tambem. E, aqui no sul, provei com o nosso tradicional pinhão, picado no meio da carne seca e pedaços de bacon e linguiça calabresa. Pode-se substituir o recheio se quiserpor mignon com champignon, camarão, enfim, basta usar a criatividade!

E, como vi outro comentário abaixo, é um prato quase que único mesmo, pode ser servido com uma salada ou apenas ele com um delicioso vinho ....hummmm!

wilmari - em 30/08/2007
Este comentário foi relevante? 6

Sugestão:

Coloque o pimentão amarelo e vermelho, no refogado de carne seca , e o recheio do escondidinho deve ter queijo provolone e o queijo tipo ementhal, pois o sabor fica delicioso. E faça a cobertura, com a própria massa de mandioca, porém com queijo ralado por cima.

Cristina Soares - em 11/04/2006
Este comentário foi relevante? 5

Já fiz esta receita algumas vezes, sempre uma delícia. Porém, sempre faço o purê usando a macacheira (mandioca pros do sul/sudeste) e apenas a manteiga. A manteiga já tem a quantidade ideal de sal para o purê fica muito gostoso. Adiciono manteiga até ficar do meu gosto.

Gosto de arrematar o prato também, no lugar do requeijão, com mussarela ralada. Nesta ocasião, misturo requeijão à carne seca, e fica um recheio cremoso.

Núbia - em 13/08/2007