Receitas
  • Receitas
  • Ingredientes
  • Todo o site
  • Dicas
Todas as Receitas

Manual do Aprendiz

Como cortar frango em pedaços

8 avaliações |

Antes de mais nada, uma aula especial sobre como dividir o frango em pedaços, uma das dificuldades do aprendiz. Utilizaremos a divisão tradicional, onde se obtém de 13 a 15 pedaços:

1 - Lave o frango, por fora e por dentro, esfregando-o com meio limão para tirar parte do cheiro da ave. Coloque-o sobre uma tábua. Comece pelas asas. Corte-as, com uma faca afiada, buscando a articulação que prende as coxas da asa às costelas. Separe as coxinhas das asas propriamente ditas, cortando-as na articulação.
2 - Faça o mesmo com as coxas, cortando juntas, numa peça só, a coxa e a sobrecoxa. A melhor forma de encontrar as articulações é movendo a peça de carne e cortando na direção indicada pelo movimento.
3 - Após separar as coxas da carcaça, separe os dois pedaços: coxa e sobrecoxa, cortando na articulação que separa os dois pedaços.
4 - Corte a carcaça em dois, separando o peito. Corte sobre o osso das costelas. Não é difícil, se usar uma faca afiada. Continue o corte até separar em duas partes.
5 - Divida o peito. Tradicionalmente, ele tem 3 pedaços: o peito propriamente dito, a ponta do peito e o "jogo". A ponta do peito é o pedaço triangular na extremidade da peça. Procure o lugar onde termina o osso e começa uma cartilagem e corte.
6 - Para separar o jogo, procure cortar, primeiro, com a faca a 90 graus e, depois virá-la, de forma a contornar o osso do peito.
7 - Separe o curanchim e as costelas, cortando com a faca bem no meio entre os dois pedaços. A faca afiada, outra vez repetimos, é garantia de um corte fácil.
8 - Limpe o curanchim, retirando a glândula que fica na pontinha do mesmo. Separe em dois pedaços o curanchim e as costelas, se quiser, partindo-as ao meio, no sentido longitudinal.

Comente e compartilhe com os amigos do Cook Club!

Dê sua avaliação

Este comentário foi relevante? 0

kk
muito bom

Josiane - em 19/11/2013

Este comentário foi relevante? 0

Ainda continuo sem saber de nada.

flaviiia - em 21/02/2013

Este comentário foi relevante? 0

Adorei essa matéria, é otima para principiantes

carrla - em 23/03/2011

Este comentário foi relevante? 0

Gostei, muito bom. Eu tinha dúvidas, agora já posso fritar o meu frango fazendo os cortes certo.

CARLOS DOS SANTOS - em 22/03/2011

Este comentário foi relevante? 0

Simplesmente é o que eu espero! Aprendi a como fazer o frango cozido, de forma que os pedaços fiquem certos!!!

leal roberto. - em 01/11/2010

Este comentário foi relevante? 0

Cortar o frango...
Legal, com certeza, a seqüência das fotos, porém, como em tudo, as fotos são uma maravilha... já a prática... às vezes eu não sei se estou cortando o frango, ou metralhando ele. Mas até agora meus caipiras têm agradado a galera.

Maro Ivan Birkner - em 25/06/2010

Este comentário foi relevante? 0

Deu certo o passo a passo do corte. Eu adorei.

Tais de Fatima Zaninelli - em 04/05/2010

Este comentário foi relevante? 0

cortes de frango
Está muito bom

mariele - em 11/08/2009