Dicas para comprar panelas

Publicada em: 24/05/2016 12:09

No mercado existem panelas feitas dos materiais mais variados, com uma infinidade de modelos e preços diferentes. Algumas levam consigo o tabu de serem nocivas à saúde, outras, dizem que são “faz-tudo”. Mas será que é verdade?

Cada panela tem sua utilidade, vantagens e desvantagens. Esse guia prático vai te ajudar na hora da compra!

Panela de Alumínio

 


As mais baratas e comuns do mercado, são leves, práticas e distribuem bem o calor.

São indicadas para quase todo tipo de cozimento, mas tome cuidado com alimentos muito ácidos - eles podem fazer com que um pouquinho desse alumínio se desprenda da panela, e deixe o prato com aquele gosto esquisito de metal.

Ah! Aquela história de que panela de alumínio faz mal não é verdade, viu? :) Segundo o Instituto de Tecnologia de Alimentos, a quantidade de alumínio desprendida da panela é muuuuuuito abaixo do suficiente para causar algum dano à saúde.

Panela de Aço Inox

 

São as famosas “panelas de fundo triplo” (inox – alumínio – inox). Elas são coringas, e servem para fazer quase tudo! Só não são indicadas para frituras por imersão, pois esquentam o óleo muito rápido.

Não tem nenhuma camada antiaderente, portanto deve-se tomar cuidado redobrado para que não grude nada no fundo. Mas, caso grude, não é nenhum fim de mundo! Se estiver muito difícil a limpeza, coloque bastante água com um pouco de detergente para ferver, que a comida grudada sai fácil, fácil. Trocar o detergente por vinagre ou bicarbonato de sódio também funciona.

Panela Antiaderente

 


Revestida de “teflon”, é feita especialmente para que os alimentos não grudem, o que diminui a quantidade de óleo que você precisa usar para preparar seus pratos. Ela deve ser manuseada com cuidado, para não riscar o teflon e ela perder sua propriedade antiaderente.

Também há tabu envolvendo saúde e essa panela, mas podem ficar tranquilos: não há nenhum caso confirmado de alguém que teve danos à saúde por conta do teflon. =)



Panela de Ferro

 


Resistentes, essas panelas podem durar a vida toda! São panelas ideais para comidas de vovó, tipo cozidos ou ensopados. Elas mantém a comida quentinha por muito tempo, e dão todo aquele ar de "comida de fazenda".

Só tome cuidado que elas são bem pesadas, e lembre-se de comprar uma com cabo de madeira, porque o cabo de ferro esquenta também, e pode queimar a mão.


Panela de Cobre

 


Essas panelas são uma fofura e duram gerações! Ideais para doces, pois esquentam e esfriam com muita rapidez.

Ao comprá-las, tenha certeza de que é revestida de aço inox (as mais novas já são!), pois caso não sejam, o cobre pode se desprender da panela aos poucos e fazer mal.


Panela de Vidro

 


São panelas versáteis e fofas, ótimas para as comidinhas do dia-a-dia. Facílimas de limpar, elas deixam a comida quentinha por muito tempo, e seu material evita a proliferação de bactérias.

Recomendamos que as guarde envolvidas em um pano para maior proteção, e que tomem cuidado na hora de manuseá-las, porque elas quebram facilmente.


Panela de Pedra-sabão

 


São lindas para ir direto do fogão pra mesa, e fazer sucesso com "comida de fazenda". Elas mantém o alimento quentinho durante muitas horas, e são ideais para ensopados e molhos.

Antes do primeiro uso, unte a panela toda com óleo ou outra gordura. Encha de água e ferva em fogo baixo por duas horas. Espere esfriar completamente, lave e seque. Isso vai fazer com que sua panela dure muito mais. #ficadica do CyberCook


Panela de Barro

 


Elas podem ir ao forno, e realçam o sabor dos ingredientes, acentuando o gostinho de comida caseira. Também ficam lindas se colocadas à mesa.

Tome cuidado com o peso, elas são bastante pesadas. Ah! E para conservá-la, faça o mesmo processo da pedra sabão antes do primeiro uso, ok?


Panela de Cerâmica

 


Coloridas, dão vida à sua cozinha! Elas são antiaderentes, com boa retenção de calor e são facílimas de limpar!

Mas não se esqueça de comprar uma panela de cerâmica de boa procedência. Por serem lindas e estarem em alta no mercado, as vezes são comercializadas versões pouco confiáveis, que podem conter traços de compostos químicos tóxicos.

Fotos: Reprodução - Pinterest / Everystockphoto / Morguefile

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: