Aqui tem comida da boa

Pão, Bolos e Cia

Pão, Bolos e Cia

Conheça a receita e a história do pão indiano Naan no blog " Pão, Bolos e Cia". Veja essa e outras receitas interessantes no blog.

PÃO NAAN NA FRIGIDEIRA - ARTISAN BREAD
O pão Naan é um pão indiano. Pertence ao grupo dos pães achatados, flatbreads.
Originalmente é assado na vertical, ou quase, contra a parede de argila de um forno rudimentar - Tandoor. Pela posição em que é cozida a massa, esta tende a escorregar ligeiramente pela acção da gravidade, adquirindo o Naan uma forma de gota.
Acompanha, nos locais de origem, sopas e pratos como o Tandoori Chicken, servindo mesmo de garfo para levar a comida à boca.

Há muitas versões de Naan nos países do médio oriente.
Este pão pode ser muito fino e estaladiço ou ter a espessura de uma Focaccia ficando mais massudo. As variações de espessura condicionam a textura e a côdea.
Os ingredientes podem também variar, desde os feitos apenas com água, aos que incluem leite e iogurte. Também os aromas podem ser diversos, do simples alho, às ervas secas ou frescas, passando pelas sementes, como as de papoila sésamo ou de cebola. Depois de assado pode ser servido simples ou untado com manteiga ou ghee, uma espécie de manteiga clarificada.

Certo é que aqui em casa é bem prático e rápido de aparecer à mesa. Com a massa da receita base do Artisan Bread (oh não, outra vez, lol) no frigorífico, assim que é precisa... a massa não precisa de descansar no fim de sair do frigorífico (pag. 173).

Eu gosto de servir este pão como entrada molhando-o aos pedaços numa tigela com azeite levemente aquecido com dentes de alho cortados.

Fiz assim...

PÃO NAAN NA FRIGIDEIRA - ARTISAN BREAD


INGREDIENTES

massa da receita base do Artisan Bread
sementes de papoila, sésamo e cebola
manteiga

PREPARAÇÃO
Retirar uma porção de massa do frigorífico, equivalente a laranja pequena.
Na pedra enfarinhada tender uma bola.

Pré-aquecer uma frigideira anti-aderente pesada, ou de ferro fundido ou placa equivalente.

Com o rolo da massa esticar cada bola de massa, usando a farinha estritamente necessária e espalhando a mistura das sementes, em forma de gota, com 0,5cm de espessura.
Levar a assar, agora em calor médio, durante 5min.. Virar o pão e deixar assar mais 5min..

Retirar, empilhar e cobrir com um pano para manter a côdea macia.
Servir de imediato untado com manteiga.

Comente e compartilhe com os amigos do Cook Club!

Você precisa estar logado para comentar.
para entrar agora no Cyber Cook.