Novidades

Cardápio Yin Yang

1 avaliação |
Os chineses usam o princípio do yin yang para tudo, inclusive na hora de escolher o que vão colocar no prato. “Seu principal objetivo é oferecer vida longa com mais qualidade de vida. Ela não restringe alimentos, mas estabelece deles quais fornecerão energia necessária para o nosso equilíbrio físico e mental”, explica Leonor Angela Barros, endocrinologista do Instituto de Acupuntura do Rio de Janeiro.

Na prática, essa dieta estabelece o equilíbrio dos sabores através de alimentos com forças opostas. Os ingredientes Yin (melão, banana, pepino, hortelã, tomate, chá de menta, caule e frutos) refrescam e tranqüilizam. Já os Yang (pimenta, gengibre, noz moscada, canela e curry) aquecem e ativam o metabolismo.

“O prato deve ser variado, ter cores e os cinco sabores (doce, amargo, ácido, salgado e umami (saboroso), este é detectado pelas papilas gustativas por meio do contato com o glutamato, um tipo de aminoácido”, explica Orlando Gonçalves, especialista em medicina chinesa.

Isso implica em um cardápio que alterna um prato doce e outro salgado, um frio e um quente, um macio e outro crocante. A dieta é indicada pelos profissionais também leva em conta a personalidade de cada um.

Se você é mais yin (pessoas pálidas, que gostam de dormir e têm pouca sede) são usados alimentos quentes, entre eles, cereais, leguminosas e carnes. O contrário é aplicado para aquelas yang (agitadas, calorentas e que suam muito) que devem priorizar uma alimentação com legumes, vegetais e frutas. “Ninguém é completamente yin ou yang, mas geralmente uma característica de um dos dois predomina”, completa.

Pratos Yin

Frutas na tigela
Gelatina com frutas
Molho de Iogurte com hortelã
Salada com frutas
Salada de palmito fresco
Salada de ricota com peito de peru

Pratos Yang

Bife recheado

Bolinhos de carne com batatas
Carne assada básica
Creme de Feijão
Lentilhas com Lingüiça


Matéria assinada por:
Juliana Lopes


Comente e compartilhe com os amigos do Cook Club!

Dê sua avaliação

Este comentário foi relevante? 0

cardapio yin yang
Gostaria de mais matérias e receitas. Acho muito bom isso. Obrigada

dona iaia - em 18/10/2009