Caldo Verde

Avalie!
4.5 40
40
Adicionar ao livro Envie uma foto desta receita!
Este caldo verde leva carnes mais fáceis de encontrar e fica tão saboroso quanto o original portugês. Receita simples de fazer e gostosa de comer. Receita indicada pelo Luiz Lapetina.
Ingredientes
  • 600 gr de batata
  • 100 gr de paio
  • 100 gr de linguiça portuguesa
  • 150 gr de costelinha suína salgada
  • 2 xícara(s) (chá) de couve manteiga
  • 1/2 unidade(s) de cebola
  • quanto baste de azeite para refogar
  • quanto baste de sal para temperar
  • quanto baste de parmesão
  • 2 dente(s) de alho picado(s)
Como fazer

Descasque as batatas, corte em pedaços pequenos e reserve. Tire a pele dos embutidos, corte-os ao seu gosto e reserve.
Comece refogando a cebola no azeite. Quando a cebola estiver começando a ficar transparente adicione o alho picadinho. Espere o alho começar a fritar e coloque as
carnes para refogar em fogo médio para não queimar os temperos.
Após uns 5 minutos, cubra as carnes com água o suficiente para ficar uns 2 dedos acima da carne e deixe ferver por 15 a 20 minutos. Se quiser, com o auxílio de uma escumadeira retire a espuma que se forma e assim você irá "desengordurar" o seu caldo verde.
Passado o tempo, retire as carnes e reserve. No caldo coloque a batata para cozinhar. Se ver que a batata não está toda submersa na água, complete de água o suficiente para deixar uns 2 dedos acima da batata.
Quando ver que a batata está bem molinha você deverá lique fazer esta batata na água ou com a ajuda de um mixer de mão, uma batedeira, o garfo ou até mesmo colocando no liquidificador.
Você vai ver se a consistência do caldo está ao seu gosto, se não estiver, acrescente água aos poucos até chegar no ponto desejado. Eu particularmente gosto bem mais para creme, mas se você gostar menos espesso não tem problema.
Volte as carnes para a panela e deixe ferver por uns 2 ou 3 minutos. Prove de sal e, se necessário, acerte a seu gosto.
Somente na hora de servir é que você adiciona a couve para que ela não fique opaca e nem muito mole. Ela deve ficar "al dente".
Se gostar, coloque um pouco de parmesão raladopara servir sobre o caldo verde.


Veja esta receita em vídeo
Caldo Verde
Caldo Verde

Vídeos relacionados:

Você também pode gostar ...

Avalie!
4.5 40
40
Adicionar ao livro Envie uma foto desta receita!
Este comentário foi relevante? 0

Excelente.

Marcelo - em 03/07/2014
Este comentário foi relevante? 0

ADOREI!! UMA DELICIA!! ESTA APROVADÍSSIMO

MARCELO - em 03/07/2013
Este comentário foi relevante? 2

Caldo verde.


Perfeito, a descrição da receita ficou meio complicada, mas o vídeo passa o recado com perfeição e a dica final, que vai fazer o caldo ficar verde conforme o titulo.

magrão - em 27/06/2013
Este comentário foi relevante? 1

caldo verde


esta receita é maravilhosa, mas a tradicional é melhor porque se torna um caldo muito gorduroso, a calabreza é o que basta para dar o toque magico.

morena - em 27/06/2013
Este comentário foi relevante? 0

caldo verde


adorei a dica da carne

Ana Rosa Martins Batista - em 25/06/2013
Este comentário foi relevante? 1

Delicia

Reinaldo Zanotto - em 13/06/2013
Este comentário foi relevante? 0

bommmmm


Yammmmy 2

cleo - em 13/06/2013
Este comentário foi relevante? 0

eu fiz ficou muito bommmmmm

maezona - em 08/07/2007
Este comentário foi relevante? 0

é claro que a receita do Chef Luiz será sempre ótima, as receitas de caldo verde são fabulosas agora com o frio e se possivel ao pé (ou na frente) de uma lareira com lenha nó de pinho, mas algumas variações são permitidas, Chef Luiz ja temos fécula de batata em pacotyes pequenos assim se alguem chegar em casa de última hora faço o caldo verde em 5 minutos ( se tiver paio e linguiça) então ai vai a variação ta tudo ótimo so que a batata pode ser substituida pela fécula *que tal chef tenho certeza que vc já sabia disso) assim faça tudo igual com a fervura e use o caldo da fervura com fécula de batata polvilhada até a consistência que vc desejar e a resto é tudo igual, a propósito Chef Luiz que tal experimentar adicionar um pacotinho de creme de leite (200gr+-) numa receita para 6 pessõas o que seria o triplo da receita (ótima) para casal felizmente eu tenho filhas mãe de vez enquando sogra cunhado e etc. assim minha receita leva pelo menos quase uma tonelada de ingredientes e devolve 2 toneladas de amizade e felicidade assim se qualque dia resgatarem as minhas receitas originais no cyber cook ( foram perdidas maide 50 ) lidas e maravilhosa como tudo que vc conhece então aguardo teu comentário e que tal uma bella massa na tua próxiam receita ou quem sabe um belo mollho arrabiata com o fabuloso penne rigatto esperro essa receita para os apreciadores de pimenta e talvez até para os apreciadores de um tempero mais mais

chef fredy - em 04/07/2007
Este comentário foi relevante? 0

Apenas para sugerir, que a couve seja colocada primeiro na tigela que será servida, colocando o caldo bem quente por cima, este procedimento fará que alcance o ponto ideal de cozimento, facilitando ainda em uma melhor distribuição desta na hora de servir.

Sergio Cuquejo

chefdomcuquejo - em 27/06/2007