Cook Club

Blog de Silvaninha

TODA TEORIA DEVE SER TESTADA PELA EXPERIÊNCIA!!!

TODA TEORIA DEVE SER, COM CERTEZA, TESTADA PELA EXPERIÊNCIA!!!!

postado em 28/12/2008 - 16:20 - 0 comentário

BENEFÍCIOS DO VINAGRE E DIFERENÇAS ENTRE ELE E O AGRIN

BENEFÍCIOS DO VINAGRE E DIFERENÇAS ENTRE ELE E O AGRIN

Diferenças entre vinagre e agrim

O mercado de vinagres no Brasil está passando por profundas modificações, conforme Instrução Normativa n° 36 de 14/10/99 do Ministério da Agricultura, determinando que somente poderá ser denominado de VINAGRE, o que realmente for produzido exclusivamente a partir de 100% de fermentados de uva (vinho tinto ou branco), 100% de fermentado de frutas (maça, limão, acerola, ...), 100% de fermentado de cereais (arroz, trigo, ...) ou 100% de fermentado de cana de açúcar (álcool). Portanto, o que não estiver de acordo com esta portaria (LEI), deverá ser chamado de AGRIM, que é um fermentado químico de álcool com vinho, isto é, sua composição surge a partir de percentuais variável de álcool e vinho, que normalmente é composto de 90% de álcool e 10% de vinho, cujos preços nas prateleiras dos supermercados variam de R$0,50 (cinqüenta centavos) à R$0,90 (noventa centavos).

ai vai alguma dica dos beneficios do vinagre

Melhora o seu metabolismo; Faz baixar o colesterol; Obtêm uma pele sedosa e radiante; Ameniza as dores de cabeça; Acalma erupções cutâneas e as micoses; Ajuda no tratamento da tosse; Destrói os micróbios dos alimentos; Reduz a hipertensão; É antibiótico (contém bactérias que são inimigas de micro-organismos infecciosos); Alivia a coceira provocada pela picada de mosquitos; Alivia ardência e queimaduras; Deixa as carnes mais tenrras; Algumas gotas de vinagre na água elimina as larvas do mosquito da dengue.
» O vinagre de maçã aumenta a digestibilidade e é um eficiente diurético natural.
O vinagre tem baixo valor calórico, substâncias antioxidantes em sua composição, além de ser um coadjuvante contra a hipertensão.
Com o nome derivado do francês vin aigre, vinho ácido, o vinagre é o resultado de atividade bacterial, que converte líquidos alcoólicos como vinho, cerveja e cidra em uma fraca solução de ácido acético. É um produto conhecido há muito tempo, pois se trata de um condimento muito aproveitado devido às suas propriedades benéficas ao organismo e à sua importância na alimentação.
Nas guerras, o vinagre era recomendado aos soldados, principalmente quando atuavam em ambientes úmidos, para prevenção de possíveis contaminações microbiológicas, para desinfetar e temperar os alimentos.
Atualmente, existem diversos estudos sobre suas possíveis ações benéficas no organismo. É fundamental dizer que a quantidade consumida será um fator essencial para ele se tornar mocinho ou vilão - o excesso pode ser prejudicial à saúde e causar sintomas como azia e queimação.
Conheça alguns tipos de vinagre:
Vinagre agrin - o mais utilizado na cozinha brasileira. É o tipo mais ácido, pois contém acético de álcool na composição. Não traz muitos benefícios à sua saúde.
O vinagre de arroz integral é utilizado pelos orientais há milênios como tempero nos alimentos e como medicamento natural, especialmente porque cura muitas doenças e as previne. É muito conhecido do saber popular oriental que o vinagre de arroz integral elimina a intoxicação por gás e serve para curar desmaio.”
Queima e Transformação da Energia
Quando o sangue torna-se ácido, ocorre a formação em excesso de ácido láctico. Isto provoca o cansaço e a origem de várias doenças. A energia do organismo advém da queima e da transformação de carboidratos, aminoácidos, glicose e outras substâncias, na presença do oxigênio, produzindo água e dióxido de carbono. Quando o corpo está cansado ou mesmo super alimentado este ciclo de queima e transformação - chamado de Ciclo de Krebs - não se realiza completamente devido ao excesso de proteína animal, óleos, glicose e carboidratos, os quais são responsáveis pelo aparecimento do lactato. O lactato advindo desta interrupção é absorvido pelo corpo e pode destruir a célula cerebral, aos poucos, porque esta não fazendo o processo metabólico, destrói-se parcialmente. Vejamos os exemplos: quando o lactato é absorvido pelo músculo, ocorre a câimbra - uma contração involuntária e dolorosa. Porém, nas artérias e veias, o lactato causa a arteriosclerose. Nos rins e no fígado, o lactato causa doenças crônicas.
E no Vinagre de Arroz?
No vinagre de arroz integral existem somente substâncias benéficas para o organismo e que não prejudicam o corpo de nenhuma forma. Estas substâncias são aminoácidos e outros ácidos orgânicos e queimam as substâncias nocivas ao organismo (dióxido de carbono). O aminoácido do organismo e os ácidos orgânicos do vinagre de arroz integral decompõem o ácido láctico e, em conseqüência, ativam o metabolismo, retardando o envelhecimento.
No vinagre de arroz integral encontramos mais de setenta tipos diferentes de ácidos orgânicos que recuperam a força física, causam fortalecimento energético, além de serem facilmente absorvidos pelo tecido lesado por queimaduras, picadas de insetos, doenças dermatológicas e eczemas.
Alguns Exemplos
As bailarinas de circo, os ginastas do Circo Imperial da China, e as atletas e ginastas alemãs, por exemplo, valem-se do vinagre de arroz integral em suas refeições, comem muitas verduras temperadas com este ingrediente e bebem o vinagre de uma a duas vezes por dia, mantendo assim seus corpos maleáveis, flexíveis e fortes.
Constata-se que pacientes portadores do câncer não gostam do sabor ácido, mas sabe-se na Medicina Ayurvêdica que quem gosta de sabor ácido não contrai câncer. Nas intoxicações por gás, em túneis ou escavações, recomenda-se utilizar uma toalha umedecida com vinagre de arroz integral para eliminar os efeitos nocivos.
Uma pessoa desmaiada pode voltar a si aspirando o vapor de vinagre quente. O vinagre também é utilizado contra engasgos. Bebe-se um pouco de vinagre e logo a garganta desobstrui-se. Na eliminação de suor nas axilas, nas mãos e pés, o vinagre também é indicado. O filósofo e médico Hipócrates utilizava-se de ventosa e vinagre de arroz integral para fazer curas.
Uma experiência feita no Canadá e confirmada na China apresentou duas pessoas que se alimentaram de peixe estragado; uma tomou um copo de vinagre de arroz integral com água antes de comer o peixe, e a outra não. A que não utilizou-se do vinagre de arroz integral adoeceu gravemente intoxicada. No Japão, o Departamento de Desenvolvimento Agrícola comprovou que os aminoácidos auxiliam 90% na aceleração do metabolismo dos vegetais. Na Coréia, as pessoas tratam-se pelo “método negativo”, isto é, tomam vinagre de arroz integral para curar-se de câncer, doenças do fígado, arteriosclerose, envelhecimento precoce ou natural, doenças dermatológicas, etc.
Como Ingerir o Vinagre de Arroz Integral
O Vidya Yoga recomenda a ingestão de uma colher de sopa de vinagre de arroz integral misturado com água mineral (1 copo), duas vezes ao dia. No princípio, o gosto é forte, mas com a ingestão habitual acostuma-se ao gosto ácido. Confira! Faça a experiência e usufrua dos benefícios milenares do vinagre de arroz integral.


Vinagre de vinho - quando o vinho não está muito bom para o consumo, transforma-se no vinagre de vinho. Possui sabor acentuado, por isso é muito utilizado como tempero para saladas e marinar carnes.
Vinagre Balsâmico ou aceto balsâmico - é o mais nobre de todos os tipos. É um condimento refinado de aspecto denso e escuro e com sabor acentuado agridoce.
Vinagre de maçã - obtido a partir do suco fermentado de maçãs. É o tipo menos ácido. É interessante para a saúde quando há grande quantidade de maçãs na fermentação, de onde vem o seu poder antioxidante.
Vinagre orgânico - produzido com alimentos orgânicos. Possui diversos benefícios por manter as propriedades nutricionais.
Os benefícios
- Baixo valor calórico, uma colher de sopa tem em torno de 1,28kcal.
- Pessoas hipertensas que precisam diminuir o consumo de sal podem utilizar o vinagre como substituto, com moderação.
- Digestão, o balsâmico é o mais refinado de todos os tipos, feito a partir da fermentação de uvas. Tem propriedades estimulantes que favorecem a secreção do suco gástrico, colaborando assim no processo de digestão.
- Os vinagres feitos da fermentação de frutas, possuem características antioxidantes, que combatem os radicais livres, retardam o envelhecimento e previnem contra o aparecimento de tumores cancerígenos.
- Não existe uma quantidade definida a ser consumida por dia para que se tenha estes benefícios, mas considero uma colher de sopa, uma boa quantidade.
Importante ressaltar que se você tem gastrite ou algum tipo de restrição a produtos ácidos não consuma, siga sempre as recomendações do seu médico.
Fontes: br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20061231142221AA9GVQr - 35k -.
http://vilamulher.com.br/perfil/robertasilva/blog/saude-e-bem-estar/704-vinagre-e-seus-beneficios.html.
www.vidyayoga.org.br/site.php?pagina=vidyayoga&sub=3&id=30 - 21k -.

Vídeos - Como Fazer