7 dicas para se tornar “pró” na cozinha!

Publicada em: 06/04/2015 10:09

Quem gosta de cozinhar em casa muitas vezes não se apega aos detalhes da cozinha. Você pode até seguir as receitas ao pé da letra, respeitar quantidades e acertar nas técnicas, mas algumas profilaxias (pequenas atitudes) de organização e planejamento fazem toda a diferença para quem quer cozinhar com profissionalismo, mesmo que não seja um profissional. Muitas vezes o espaço ou utensílios disponíveis não nos dão essa chance, mas saiba que a sua comida sempre pode ficar ainda mais saborosa com algumas técnicas e alguns hábitos.

não precisa de um curso de culinária, equipamentos caros, e tampouco muita experiência. Basta um pouquinho de conhecimento e alguns macetes, que estão na lista abaixo… Tome nota! #FicaDica

1. Faça um caderninho para anotar pequenos truques de cozinha

Livro de Receitas

começar por essa lista, que vale ser anotada. Sempre tenha um caderninho à mão, a gente sempre acha que vai lembrar daquela receita ou técnica novo, mas a gente sempre esquece! =D

É legal também pois com uma visualização no papel fica mais fácil criar em cima das receitas além de só repeti-las! 

2. Mantenha suas facas sempre afiadas

Faca

faca é a principal companheira de um cozinheiro ou cozinheira. São utensílios perigosos mas elegantes, que dão praticidade e requinte ao mesmo tempo para a sua comida. Isso sem falar que uma faca cega desperdiça muito alimento (mais do que você imagina!) e é muito mais perigosa, já que você tem que fazer mais força e movimentos bruscos.

Tenha uma pedra de amolar e uma chaira sempre à mão. Para amolar, pense em apontar um lápis: comece com a pedra, para “descascar” a faca e depois vá para a chaira, deixando o fio bem fininho. Mesmo assim, uma vez ao ano leve-as para afiar com um profissional especializado,  isso garantirá cortes sempre precisos, mais seguros e mais durabilidade para a sua faca!

3. Compre a maior tigela que você encontrar

Salada

Onde você vai servir aquela salada bonita que resolveu preparar? Ou misturar a massa do pão, dos cookies? É sempre bom ter um bowl grande em casa, mas melhor ainda é ter vários tamanhos de bowl, que preferencialmente devem ser de vidro ou alumínio.

4. Dê uma leve tostada nas suas especiarias

Pimentas

lém de conservarem por mais tempo, liberam mais sabor, deixando suas receitas mais especiais! Você pode ainda fazer o mesmo com nozes, castanhas, etc. Cuidado para não queimar!

5. Coloque embaixo da tábua de corte um pedaço de papel toalha ou pano

Tábua

Isso impede que ela fique escorregando, o que te dá mais precisão no corte, segurança para as mãos e faz bem menos sujeira na cozinha. Ou seja, toda a diferença do mundo!

6. Xícaras e colheres medidoras são ótimas amigas da cozinha!

Xícaras

Como as medidas são padronizadas, impedem que um pequeno erro estrague todo o trabalho que você teve. Principalmente para doces, essa dica baratinha (que você encontra em qualquer loja de plásticos ou de cozinha) é muito válida, já que qualquer quantidade errada pode estragar sua receita.

E que tal uma balança? Não é muito caro e para alguns ingredientes é mais fácil pesar do que chutar a quantidade no medidor, além de parecer muito profissional, né?

7. Guarde aparas de legumes

. legumes

Pimentão, cenoura, salsão, erva-doce... Conserve aquelas partes que geralmente não comemos em um saco plástico no freezer e assim que juntar uma boa quantidade, cozinhe-os para fazer um belo caldo de legumes! Muito mais saudável e delicioso, além de econômico e consciente!

Essa dica vale também para peixes e carnes. Muitas vezes você pode pedir no supermercado, onde normalmente se jogam fora ossos, barbatanas, entranhas e etc, todos ingredientes maravilhosos para um bom caldo.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: