Receitas
  • Receitas
  • Ingredientes
  • Todo o site
  • Dicas
Todas as Receitas

A culinária sem fogão

A cozinha contemporânea vem transformando antigas preparações em pratos inusitados para conquistar novos paladares. No mundo atual da gastronomia, a criatividade e imaginação vão além e a conseqüência só poderia ser o surgimento de diversos movimentos como, por exemplo, a gastronomia fusion onde o grande segredo está em misturar culinárias diferentes e obter novas texturas e sabores.

Pelo próprio nome sabemos que o objetivo dessa culinária é combinar e fundir ingredientes, como no sushi de manga – prato japonês misturado a um ingrediente da Índia – ou então no Risoto de Carne Seca com Abóbora, uma preparação italiana feita com alimentos típicos do nordeste.

Atualmente, uma tendência ganha espaço em festas e restaurantes paulistanos. Trata-se do raw food (comida crua em inglês) que ganhou a cozinha de muitos chefs dos Estados Unidos e agora também do Brasil. A nova onda é baseada no movimento do crudivorismo, onde o alimento fica bem longe do fogão e só pode passar por um processo de cozimento abaixo de 40 graus, portanto, não se trata de preparações da gastronomia japonesa ou vegetariana.

Seus adeptos acreditam que as enzimas presentes na comida crua – essenciais para conservar o organismo saudável – são quebradas na hora do cozimento dos alimentos. Os mais fiéis se alimentam de frutas, castanhas, folhas, algas, cogumelos e mel. Os legumes e vegetais devem ser orgânicos e conservados em água e vinagre antes de consumi-los.

Entre os pratos preferidos estão as saladas e carpaccios, como também a abóbora com couve-flor moída, que acompanha amendoim germinado, alho e cebolinha.

E por falar em novas texturas, o destaque da coluna Sabores é a Salada Quente Mediterrânea, uma marinada de origem grega que poder ser servida como entrada ou prato principal.

Até a próxima!

Matéria assinada por:
Chef Rodrigo Anunciato
Formado em gastronomia pelo Senac e Professor de Gastronomia na Universidade Católica de Santos.

Comente e compartilhe com os amigos do Cook Club!

Dê sua avaliação

Vídeos - Como Fazer

Ranking da Semana

> Ranking da Semana
> Ranking geral